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Guia rápido: aprenda os termos essenciais do Marketing Digital

Guia rápido: aprenda os termos essenciais do Marketing Digital


Nutrição de leads? Alcance orgânico? Conversão? O Marketing Digital é repleto de termos e conceitos próprios e que muita gente ainda não conhece (ou confunde). Pensando nisso criamos uma lista explicativa com as principais palavras que você precisa entender, confira!

Glossário Marketing Digital – Interativa Conteúdos

1. Automação de Marketing – Se refere a automatização de processos de relacionamento com o público. Este recurso é viabilizado por softwares e plataformas especializadas, facilitando o trabalho e possibilizando dar escala as estratégias. Entre as possibilidades de automação estão o envio de e-mails, postagens em redes sociais, geração de leads, entre outros. Entenda a importância clicando aqui.

2. Call-to-Action (CTA) – As “chamadas para ação” – em tradução literal - são comandos direcionados aos usuários para que realizem a ação desejada. Termos como “clique aqui”, “acesse agora” e “faça já sua reserva” são alguns exemplos. Eles podem estar em botões, banners ou mesmo textos com links. Saiba mais sobre esses comandos nesse texto.

3. Conversão – Quando um usuário realiza a ação que a empresa deseja, como preencher um formulário, comprar no site, fazer um teste, etc..

4. CRO – O Conversion Rate Optimization (Otimização de taxa de conversão) são estratégias focadas em aumentar o percentual de usuários que realizam as conversões esperadas no site da empresa.

5. E-book – Os e-books – ou livros eletrônicos – são no Marketing Digital materiais educativos sobre assuntos da área de atuação de uma empresa ou relacionados. Eles são mais completos e complexos que textos em blogs e devem explorar o assunto de forma mais aprofundada. Eles são excelentes para a geração de leads. Se você quiser um exemplo de e-book baixe o nosso sobre Marketing Digital para Iniciantes ↓

 


6. Edge Rank – Esse é o nome do algoritmo do Facebook que determina o que aparece ou não no feed de notícias. Ele é baseado em três princípios: afinidade, formato do post e data da publicação. Recentemente a rede social anunciou alterações em seu algoritmo afirmando que vai priorizar conteúdos feitos por familiares e amigos. Ou seja, cada vez menos as páginas que não patrocinarem suas publicações vão aparecer. Saiba mais clicando aqui.

7. Formulário de conversão – São formulários preenchidos pelos visitantes do seu site ou página para terem acesso a algum conteúdo como um e-book, vídeo, podcast, ofertas, etc..

8. Funil de vendas – É a representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios do processo de vendas. Costuma ser dividido em Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu). As estratégias de Marketing Digital precisam produzir conteúdo para os diferentes estágios desse processo.

9. Geração de Leads – Conversão de visitantes do site e pessoas que leem seus materiais em Leads – ver definição abaixo. (Você provavelmente possui alguns leads esquecidos em sua empresa, aprenda a recuperá-los aqui)

10. Inbound Marketing – No “Marketing de Atração” quem procura a empresa é o cliente e não o contrário. Através dessa estratégia, são realizadas ações que atraem o potencial cliente para o site ou blog da empresa. A partir daí, é feito um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse processo é feito através da produção de conteúdo relevante e exclusivo. Com ele os consumidores são educados sobre o segmento da empresa, a transformando em referência no setor. Saiba mais aqui.

11. Landing Page – No Marketing Digital a “página de aterrissagem” costuma ser mais utilizada com o propósito de converter o visitante. O caso mais comum é quando a pessoa precisa deixar o nome e e-mail para ter acesso a um material.

12. Lead – Pessoa que demonstrou interesse na sua empresa (ou em algum conteúdo produzido) deixando seus dados em um formulário de conversão. É considerado um potencial consumidor que deve ser conquistado para “caminhar” pelo Funil de Vendas e se tornar um cliente. Aprenda como fazer isso clicando aqui.

13. Links Patrocinados – São uma possibilidade de anúncio pago na internet, deixando seu link em evidência em buscadores ou outras páginas. Sabe quando pesquisamos um termo no Google e as primeiras posições tem um aviso de “anúncio”? Esses são links patrocinados. Seu site é exibido a partir da busca por palavras-chave específicas. Aprenda mais sobre a indexação do Google aqui.

14. Marketing de Conteúdo –Este tipo de estratégia compõe o Inbound Marketing. Este termo se refere a produção de conteúdo de todos os tipos para atrair o interesse de potencias consumidores da sua empresa. É importante sempre pensar no perfil do seu público-alvo e nos diferentes estágios do Funil de vendas. Saiba porque você precisa implementar essa estratégia.

15. Nutrição de Leads – Se refere ao processo de relacionamento com os leads, o envio de materiais educativos, textos do blog, newsletters, vídeos, informações sobre seu produto ou serviço, entre outros. Normalmente é feito por e-mail ou outros meios de comunicação direta. O objetivo é conduzir o lead pelo Funil de Vendas até a compra. Falamos um pouco sobre esse assunto nesse texto.

16. Palavra-chave – Palavra(s) que sintetiza o principal assunto de um conteúdo, é utilizado principalmente em textos. Esse recurso ajuda buscadores (como o Google) a compreenderem sobre o que seu site, texto, vídeo e imagem tratam. Para definir a palavra-chave é importante pensar sobre como alguém faria uma pesquisa sobre o tema.

17. Qualificação de Lead – Processo para classificar a relevância dos leads para sua empresa. Uma das classificações possíveis é bons Leads que estão com intenção de compra clara (grande potencial); bons Leads que ainda não estão no momento certo da compra; leads ruins para vendas. A partir dela pode se definir as estratégias como a abordagem de um vendedor de forma individual ou ainda o envio de um cupom de desconto.

18. Segmentação de Leads – Para melhorar os resultados de suas estratégias é possível segmentar a base de leads a partir de algum critério que permita o envio de um conteúdo mais assertivo. Pode ser por uma questão geográfica, cargos que ocupam, setor que trabalham, etc.

19. SEO - O Search Engine Optimization (Otimização dos Mecanismos de Busca) define uma série de estratégias e técnicas para aumentar os acessos do seu site. Ele funciona a partir da programação do site, utilização de palavras-chave, relevância do conteúdo, entre outros. Aprenda 4 maneiras fáceis de fazer SEO no seu site aqui.

20. Taxa de conversão – Porcentagem de visitantes que realiza a conversão desejada na ação.

21. Webinar – Este termo é uma abreviação de “web-based seminar”. É um seminário (aula, palestra, debate) transmitido online e, geralmente, ao vivo. Ele é um ótimo formato de conteúdo para a geração de leads. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Aprendeu algum termo novo? Ficou com alguma dúvida? Conte para nós nos comentários!

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