Transformação Digital: processos para a transformação
A Transformação Digital – como falamos anteriormente – é um processo que tem como objetivo uma mudança radical na estrutura de uma organização, fazendo com que a tecnologia passe a ser utilizada para melhorar o desempenho, a eficiência e os resultados. Mas como isso é alcançado? É necessário passar pelo progresso tecnológico, que inclui três fases principais, sendo a transformação a última.
>> Saiba o que é Transformação Digital
É preciso ressaltar que a Transformação Digital será cada vez mais necessária para a sobrevivência dos negócios. Uma nova geração de consumidores – a chamada geração Z, composta por pessoas nascidas a partir de 1994 – que é considerada nativa digital, está envelhecendo, em 2020 representará 40% de todos os consumidores. Isso significa que as empresas ou se adaptarão a nova realidade ou sofrerão as consequências logo.
É importante ressaltar que a Transformação Digital não se resume a investir em marketing de conteúdo – que, por sinal, tem grande participação na mudança do relacionamento com os clientes – ou ter uma fanpage no Facebook, um blog, ou investir em anúncios online. Ela é um processo muito maior que passa por mudar a empresa, a forma como ela lida com suas informações e dados, seu modelo de negócio, sua relação com clientes e funcionários e a forma de ofertar os seus serviços. Para isso, é preciso encarrar o processo de progresso tecnológico, que inicia com a digitização, depois passa pela digitalização, chegando a Transformação Digital.
Digitização
Em caso de empresas que já existem a muito tempo, ou que ainda não utilizam todos os dados de forma digital o primeiro passo é transformar as informações analógicas em formatos digitais. Os dados são transformados em bits e armazenados em dispositivos eletrônicos. Com isso a empresa pode proteger melhorar suas informações, necessita de menos espaço físico para armazená-las e poderá utilizar esses dados para tomada de decisão.
Digitalização
A digitalização já é mais complexa, pois consiste na realização de mudanças mais efetivas na organização. Ela consiste em uma visão ampla sobre como a tecnologia pode impactar no negócio, que softwares é possível utilizar/desenvolver para melhorar os processos; como é possível utilizar as informações e dados da empresa para repensar o negócio, a gestão e a relação com seus públicos; cruzar esses dados com outros bancos de informações públicos ou que a empresa tenha acesso; etc.
Transformação Digital
Por fim, chegamos a Transformação Digital. Que é a digitalização em seu estado completo, utilizando toda a capacidade de dados e informações disponíveis para alcançar os resultados desejados. Com isso, conseguindo oferecer experiências diferenciadas para cada usuário de seus produtos, integrar as diferentes áreas da empresa, otimizar o uso de recursos, oferecer serviços compartilhados, etc.
Esse processo deve ocorrer na empresa como um todo, iniciativas isoladas em diferentes setores não levam a uma transformação. Servem apenas para a adaptação aos recursos tecnológicos disponíveis, sem modificar a forma de pensar, apreender e analisar o negócio.
>> Inbound Marketing: captando e fidelizando clientes
Outro ponto importante é que a digitalização - e posterirormente a Transformação Digital - só serão atingidas se houver um esforço dos gestores e líderes da organização. Esse não é um processo restrito a área de TI ou marketing. Deve ser realizado em todas as esferas da empresa, modificando a cultura empresarial para ser mais aberta ao aprendizado e a inovação- já que muitos colaboradores deverão apreender a utilizar novos softwares e ferramentas que serão implementados. Também será necessário reavaliar os cargos e funções dentro da empresa, observando como as novas informações, integração dos sistemas e outras mudanças irão impactar na rotina das equipes.
Já no modelo de negócios é possível pensar em novas possibilidades: como alcançar mais pessoas através do digital, como ampliar a gama dos produtos e serviços oferecidos, reavaliar a necessidade de lojas físicas, criar produtos digitais desde a concepção, ou ainda oferecer serviços de forma mais barata e prática. Nos processos operacionais será possível oferecer uma maior integração entre os setores, melhorar a comunicação, dar mais transparência a organização, tomar decisões com base em dados, automatizar atividades e melhorar a organização interna.
No próximo texto vamos aprofundar mais a discussão sobre as possibilidades de Transformação Digital nos diferentes setores das empresas e os cinco domínios estratégicos desse processo.
A Interativa Conteúdos tem as soluções perfeitas em Marketing Digital para o seu negócio. Entre em contato deixando um comentário ou clicando aqui.
SAIBA MAIS
>> Webinar: o que é e pra que serve
>> Webinar: passo a passo para o sucesso