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Webinar: passo a passo para o sucesso (parte 2)

Webinar: passo a passo para o sucesso (parte 2)


Na semana passada falamos sobre o que são webinars e para que eles servem. Hoje iremos abordar os passos necessários para colocar o seu webinar no ar da melhor forma, confira.

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1. Idealização e planejamento
Um webinar de sucesso não pode ser realizado de um dia para o outro, pois envolve vários fatores. Por isso é importante iniciar o seu planejamento pelo menos 20 dias antes dele ir ao ar. Assim, você consegue organizar tudo e ainda fazer uma boa campanha de divulgação.

Tema: definir o assunto é, obviamente, o primeiro passo para realizar um webinar. Para isso é necessário levar em consideração as necessidades de sua empresa, qual seu objetivo e se o tema é de interesse de seus clientes.

Palestrantes: depois de definir o assunto é necessário escolher quem vai falar. Se você quiser a participação de outra pessoa é necessário convidá-la com antecedência, explicar que o vídeo será transmitido e o assunto que será abordado. Além disso, é importante enviar um lembrete na semana do webinar para não haver imprevistos no dia. Outro cuidado é convidar pessoas que falem bem, não tenham medo da câmera e que sejam didáticas.

Data: para definir a data e a hora de seu webinar é preciso levar em consideração o horário que seu público está online, evitar feriados (ou o dia anterior) e outros eventos importantes que possam competir com seu conteúdo.

2. Divulgação e preparação
Landing page: crie uma landing page para as pessoas se inscreverem em sua transmissão, peça pelo menos o e-mail para que elas recebam as informações do webinar. Esse passo é importante, pois é através dele que você vai captar a informações do público, o transformando em leads. Coloque todas as informações importantes do webinar nessa página, e busque criar um texto atrativo.

Redes sociais: realize a divulgação do webinar em todas as suas redes sociais. Convide o público para participar e o direcione para a landing page. Além disso, se houver verba impulsione suas publicações.

E-mail marketing: envio um e-mail para sua base de dados alertando sobre o webinar. Inclua o link da landing page para inscrições.

Acompanhamento: nesse processo é necessário ir acompanhando as inscrições na landing page. Se os números estiverem abaixo do esperado modifique os materiais de comunicação.

Apresentação: é necessário preparar o que será falado no webinar. É preciso definir os tópicos, quais assuntos vão ser abordados e o que cada um vai falar. Se for usar um material de apoio – como slides – também é necessário montá-lo com antecedência.

3. Colocando no ar
Ambiente: Escolha um bom local para fazer sua transmissão. É necessário que ele seja silencioso, tenha uma boa iluminação e que outras pessoas não interrompam. Além disso, deixe separado tudo o que vai usar como passador de slides, caneta, ou outros itens.

Equipamentos: teste todos os equipamentos que você vai usar para sua transmissão. Pegue a câmera, o microfone, o tripé e outros itens (se for usar) e tente fazer uma transmissão pelo menos dois dias antes do evento. Assim, você terá tempo para corrigir possíveis erros.

Internet: outro teste importante é o da internet. Testar se a velocidade da conexão e a estabilidade dela serão suficientes, ou se será preciso encontrar um novo local.

Lembrete: envie um e-mail e publique nas redes sociais um lembrete sobre a realização do webinar no dia que ele for acontecer. Faça isso com alguma antecedência para as pessoas se planejarem. Além disso, não se esqueça de enviar no e-mail o link para a transmissão.

Pontualidade: inicie o webinar na hora programada. Se houver algum imprevisto, alerte os inscritos.

Interação: interaja com os participantes do webinar, responda as perguntas e comentários. Além disso, agradeça publicamente aos que assistiram a transmissão. Ao fim, dê os recados finais e a mensagem que a empresa quer deixar.

4. Depois da transmissão
Agradecimento: agradeça aos inscritos pela participação no webinar por e-mail e – se houver – disponibilize o material da apresentação. Além disso, é possível incluir o link com o vídeo completo para aqueles que não puderam participar. Você também pode criar uma pesquisa ou pedir um feedback sobre o conteúdo.

Agora que você já sabe o passo a passo para fazer um webinar, quando vai fazer o seu? Ficou com alguma dúvida? Conte para nós nos comentários.

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