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Como o Marketing de Conteúdo pode ajudar na construção da sua marca?


O perfil do consumidor atual é: uma pessoa informada, que sabe o que quer, sabe o que não quer e exige! Mais da metade da população brasileira tem acesso à internet e oito em cada dez brasileiros possuem dispositivos móveis. Desde então, muitas empresas passaram a aderir ao Marketing de Conteúdo com um objetivo claro em mente: vender mais.

A criação de um blog passou a ser uma estratégia para atrair tráfego para o site; os materiais ricos têm o objetivo de gerar Leads e os Email Marketing servem para nutrir os Leads com conteúdos relevantes para que avancem no processo de compra e se tornem clientes.

O Marketing de Conteúdo também tem um “efeito colateral” bastante benéfico para as empresas que o praticam de maneira correta: ele ajuda na construção da marca da organização. Você sabe como?

1. Público
A importância da produção de conteúdo já foi percebida há muito tempo por profissionais de comunicação, que enxergaram essa estratégia como uma ponte para encurtar o caminho até os públicos-alvo de uma organização.

Isso ocorreu porque o objetivo da comunicação das organizações é criar um canal de relacionamento entre empresa e público, e esses departamentos perceberam que a criação de conteúdos era uma ótima maneira de engajar seus clientes em um contato mais próximo com a organização. Esse contato, por sua vez, favorecia o relacionamento entre ambos, o que trazia maior relevância e autoridade para a empresa.

Naturalmente, com esse canal de relacionamento aberto, as empresas passam a ter um novo recurso para chegar até seus clientes. E esse novo recurso é muito vantajoso, pois agora a empresa não precisa mais de intermediadores para alcançar seu alvo: ela pode atingi-lo e influenciá-lo diretamente.

Além disso, a possibilidade de esse contato avançar e a empresa conseguir fidelizar o cliente aumenta muito, pois a organização consegue entender muito melhor seu público, seu mercado, seus anseios e suas dores.

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2. Referência
É claro que a produção de conteúdos não serve apenas para abrir o diálogo e aproximar o relacionamento entre empresas e públicos. O próprio conteúdo em si também agrega valor à esse relacionamento. Isso ocorre porque a criação de conteúdos visando à geração de Leads tem um tom mais educativo e informacional, apresentando um tema de interesse do potencial cliente.

E, uma vez que a empresa conseguiu converter o visitante em Lead, o Marketing de Conteúdo postula que esse Lead deve então ser nutrido. Ou seja, ele deve ser alimentado com mais conteúdos que vão lhe dando informações e conhecimentos importantes para que ele possa se conscientizar sobre aquele tema de que a organização está tratando – e que, portanto, é de seu domínio e está relacionado ao seu serviço/produto – até o ponto em que ele entende que aquilo que a empresa oferece é bom para ele e então se torna um cliente.

Contudo, isso também tem um outro efeito, que é o de impulsionar a reputação e imagem de uma empresa ou marca, pois, com o consumo de conteúdo, é natural que o Lead transfira a relevância e importância do conteúdo que consome para a empresa que o produziu.

Ou seja, se um texto que sua empresa produziu ajudou o Lead a resolver alguma dúvida ou dificuldade que ele estava enfrentando relacionada ao seu mercado, você já conseguiu se colocar numa posição privilegiada perante a esse Lead.

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3. Construa uma marca “top of mind”
Contudo, muitas empresas ainda esquecem que conteúdo bom deve ser compartilhado, e muito! Ao adotar uma estratégia de Marketing de Conteúdo e realmente se engajar para fazer essa estratégia decolar, a empresa está fazendo mais do que criar um pipeline de vendas mais eficiente e previsível: ela está também aumentando sua autoridade e sua reputação. E por que isso é interessante? Porque autoridade e reputação ainda são armas eficientes para conquistar novos clientes.

Confiança ainda é fator preponderante para os consumidores no momento de decisão de compra, e a melhor maneira de construí-la é através de um relacionamento próximo, honesto e bem planejado.

Cativar seu Lead com conteúdos atraentes e relevantes para ele irá fazer com que ele passe a colocar sua empresa como referência dentro de seu segmento e o faça procurar pela sua marca primeiro. E a consequência disso vai aparecer em outro setor da sua empresa, o de vendas.

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4. Vendas
Como abordado acima, autoridade e confiança na marca são critérios decisivos para o cliente escolher um produto ou serviço. E, se sua organização estiver fazendo um bom trabalho de relacionamento, você consegue transformar esses critérios em vantagens competitivas e aumentar o número de clientes que procuram você como a primeira, se não a única opção, no seu segmento.

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