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Mini glossário: as métricas mais relevantes do MKT Digital!

Mini glossário: as métricas mais relevantes do MKT Digital!


CAC? CTR? Analytics? Existem diversas siglas e expressões relacionadas a métricas no Marketing Digital que muitas pessoas não conhecem. Pensando nisso, preparamos um mini glossário com os principais termos utilizados. Confira!

1. CAC – Custo de Aquisição dos Clientes. É uma métrica que serve para estabelecer quanto a empresa está investindo para conquistar um consumidor, seja para um produto ou serviço. Para calculá-la é necessário somar todas as despesas de um período com marketing e vendas e dividir pelo número de novos clientes.

2. CPC – Custo Por Clique é a maneira como alguns serviços de anúncios online cobram. O pagamento é feito sobre o número de cliques realizados pelos usuários no anúncio. Google Adwords e Facebok Ads, por exemplo, usam esse sistema.

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3. CPA – Custo por Aquisição. É um modelo similar ao CPC, mas ao invés de cobrar pelos cliques, é cobrado uma taxa em cima das conversões (vendas) realizadas através do anúncio.

4. CTR – Click Though Rate (Taxa de Cliques). Serve para medir a eficácia de um anúncio, sendo o resultado da comparação entre a quantidade de cliques pelo número de impressões que o anúncio teve. Ou seja, mostra se além de visualizarem o anúncio, as pessoas estão clicando nele e sendo redirecionadas para o site (ou o destino escolhido). Se o seu CTR estiver baixo, é bom avaliar mudanças para que a taxa de cliques aumente.

5. KPI – Key Permormance Indicators (Indicadores-Chave de Desempenho). São as métricas fundamentais para uma determinada estratégia ou negócio. Elas devem ser definidas de acordo com os objetivos que se deseja alcançar.

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6. Pageviews – É o número de visualizações da página de um site. É importante ressaltar que há uma diferença entre pageviews e visitas. Visita é um acesso ao site, cada página que a pessoa entra conta como um pageview.

7. ROI  Return on Investment (Retorno Sobre Investimento). É a relação entre os valores que sua empresa está ganhando e o investimento no marketing. Sua fórmula é: Receita menos Custo, dividindo o resultado pelo Custo, ou (R-C)/C.

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8. Visita – É um acesso a um site. As visitas são contabilizadas por acessos feitos por um mesmo usuário. Caso ele acesse o site seguidamente, só é contada uma nova visita com mais de 30 minutos de diferença. Em cada visita ele pode acessar diferentes páginas do site.

9. Visitante – é o usuário que faz as ações no site. Ele pode ser único ou de retorno. O visitante único é aquele que entrou em um determinado site e teve um cookie instalado em seu computador. O cookie vai permitir identificar se o mesmo visitante entrar no site, se tornando um visitante de retorno.

10. Web Analytics – Análise da Rede. É a estratégia que consiste na pesquisa de dados e análises sobre o uso da internet e sites. Com isso busca-se identificar o que funciona melhor, incrementando a experiência do usuário e os resultados do Marketing Digital.

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