Estudo revela quais são os horários nobres do Facebook, Twitter e Instagram
A Sprinklr faz anualmente um relatório com o estudo do comportamento das pessoas em horários nobres das Redes Sociais. Este relatório traz o estudo dos horários de maior engajamento dos brasileiros em cada plataforma. A última edição traz dados de 2015 e trouxe levantamentos muito importantes para quem trabalha com as Redes.
Neste estudo, eles consideraram como as três principais redes sociais o Facebook, Instagram e Twitter. Fizeram uma coleta de mais de 160 milhões de menções dentro das plataformas e conseguiram determinar diversos dados dentro de cada uma delas. Vamos dar uma olhada sobre o que podemos analisar em cada uma das redes, se acordo com este estudo:
1. Twitter
Os dias mais populares no Twitter são: as quartas e quintas-feiras, entre 18h e 22h. Porém foram identificados diversos picos de interações nas terças e quartas-feiras, durante o horário nobre da televisão.
O que sugere que os usuários utilizem a rede para comentar realitys e os jogos de futebol. O Twitter funcionaria como uma segunda tela para os usuários comentarem o que estão assistindo e interagirem até mesmo com os protagonistas dos programas de TV.
O maior número de publicações é proveniente dos segmentos: Finanças (42%), Varejo (19%), E-commerce (18%), Educação (11%), Beleza e Higiene (6%), Saúde (3%) e Moda (1%). Com estes dados podemos perceber que a rede também funciona como um canal para consumidores que buscam soluções rápidas para seus problemas.
2. Facebook
O Facebook possui grande engajamento durante todos os dias da semana, com certo equilíbrio. Nas terças, quartas e quintas-feiras pode-se alcançar maior interação. Os horários de pico são entre as 11hs e 14hs.
O maior número de publicações é proveniente dos segmentos: Finanças (31%), E-commerce (28%), Varejo (21%), Beleza e Higiene (8%), Educação (7%), Saúde (3%) e Moda (2%). O Facebook obtém grande destaque pela interação e engajamento dos usuários com as marcas, o que demonstra a importância dos assuntos como varejo e e-commerce. Garantindo o espaço para o marketing de conteúdo para a estratégia das empresas.
3. Instagram
O Instagram foi a única rede social que manteve um equilíbrio de postagens e interação nos finais de semana, como durante a semana. Os horários de pico ficaram entre 11h e 14h, e 18h e 22h.
O maior número de publicações é proveniente dos segmentos: E-commerce (33%), Varejo (32%), Beleza e Higiene (13%), Moda (9%), Educação (8%), Finanças (4%) e Saúde (1%).
Com estes dados você poderá planejar os seus posts com melhor planejamento!