Como usar o Instagram e atrair mais clientes para o seu negócio?
"Uma imagem vale mais que mil palavras."
Esta é a filosofia das redes sociais que prometem bombar em 2016! Instagram, Snapchat e Periscope estão cada vez mais autênticos e com crescimento em alta.
O público ativo do Instagram, como se comporta? O que os perfis querem ver? Esta resposta é fácil, todos nós queremos ver publicações positivas, engraçadas, aprender coisas novas, inspirações e exclusividades!
Nós fizemos um infográfico sobre os motivos que levam as pessoas a utilizar o app:
Certo, e as empresas? Estão utilizando este canal para se aproximar o público? Estão sabendo fornecer as informações que as pessoas querem ver?
É preciso lembrar que o público está cada vez mais exigente e por isto, manter a qualidade das publicações é essencial!
Algumas dicas para você dar um up nas postagens do Instagram:
1. Poste sobre o que o seu público gosta de ver.
2. Os vídeos chamam bastante atenção, além de ser interativos. Abuse deste recurso, sempre com qualidade nas postagens. Você pode utilizar aplicativos de edição rápida, para dar um up na sua publicação.
3. O aplicativo é voltado para fotos, mas as suas fotos podem ser infográficos, informativos e pesquisas que tenham uma utilidade ou importância para quem vê, opte por assuntos que você tenha autoridade para falar sobre.
4. Tenha um objetivo na postagem. Uma landing page, um site, para que os seus seguidores se cadastrem e vejam mais sobre o seu trabalho. O cadastro é muito importante, para que você consiga obter mais informações sobre quem te segue e desta forma, conseguir direcionar ainda mais os posts para este público. Lembre-se de sempre realizar pesquisas e estar por dentro das preferências de quem te segue.
5. Direcione seu público! Fale o que ele deve fazer. Quando você fala para a pessoa o que ela deve fazer você tem cerca de 42% a mais de engajamento, como: Assita o video - Clique aqui - Assine a lista - Compartilhe - Comente aqui - Marque seus amigos.
6. Azul é uma das cores que mais chama a atenção. Aposte nesta ideia para suas fotos.
7. Pessoas se atraem por pessoas. O que isto quer dizer? Coloque fotos do cotidiano da sua empresa, mostre a sua equipe. As pessoas gostam de conhecer quem está por trás dos processos.
8. Conte histórias com as suas fotos. Dê uma pitada de sentimento aos seus posts.
9. Tenha fundos limpos para as suas fotos.
10. Todos gostam de transformacoes (antes e depois) e bastidores.
11. Eduque seu mercado. As pessoas irão aprender com você e sobre o seu trabalho. Não tenha medo de compartilhar conteúdo de valor.
12. Poste todos os dias, mas poste coisas relevantes. Um volume grande de publicações que não acrescentam em nada, não é bacana. Conteúdo sempre.
13. Já parou para pensar que a maioria das pessoas possuem uma rotina para acessar o Instagram e suas outras redes sociais. Tenha um cronograma e poste todos os dias, preferencialmente após as 17h, este horário é de pico, aproveite.
14. Uma legenda poderosa tem que ter contexto, ser sucinta e ter relação com a imagem que está sendo postada. As pessoas preferem legendas curtas e não se esqueça dos emojis.
15. Use linha para separar conteúdo.
Você sabe qual é o perfil dos brasileiros que utilizam Instagram? Dá uma olhada no nosso infográfico, vai ser mais fácil de entender:
Quer dicas de aplicativos? Anota aí!
• Instrack - para saber conteudos com maior engajamento
• Buzzsumo - para saber quais conteudos mais viralizaram
• Worldc.am - para buscar pessoas em eventos/bairros/cidades
• Picframe - para montagem de fotos
• Instasize e instaquote - para ajustar e escrever na foto
Alguns editores de vídeos que podem te ajudar:
Cute cut, Game ur vídeo, imovie, Instagrab, Instasize, Overvideo, Pic play post, Spiice, Video shop, Viva vídeo, Action movie, Intrathing, Rotate vídeo.
O Instagram está no auge, mas como qualquer plataforma, deve ser usado de maneira complementar à sua estratégia de marketing de conteúdo. Boa produção e mãos à obra!