Como criar um blog: aprenda agora mesmo!
Se você acha que criar um blog é coisa do passado, saiba que os blogs nunca saíram de moda e quando falamos em Inbound Marketing a produção de conteúdo é sempre um ponto importante!
Antes de sair correndo para criar o seu blog, anote algumas coisas que são essenciais para o sucesso do seu trabalho. Para criar um blog para sua empresa, você precisa de um CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo).
Há varios CMS’s disponíveis no mercado para você escolher, mas nesse post vamos falar especificamente sobre como criar um blog no WordPress. Por que o WordPress? O motivo é porque o WordPress é o CMS mais popular do mundo (24% dos sites usam WordPress) e por funcionar também não só para administrar um blog, mas ecommerces, forums, sites e praticamente qualquer negócio digital.
Antes de prosseguir no assunto, você sabe qual é a diferença entre WordPress.com e WordPress.org? Pode até parecer a mesma coisa, mas existem muitas diferenças entre os dois.
WordPress.org
É uma plataforma de publicação online criada pela empresa Automattic. É uma plataforma open source disponível para download gratuito, onde o usuário pode livremente fazer quantas modificações quiser. Mas, para isso, você precisa de um servidor próprio para instalar o CMS e seguir alguns passos a mais para configurar. É sobre isso que falaremos nesse tutorial e esse método que usaremos para ensinar a você como criar um blog.
WordPress.com
É um local onde você pode hospedar seu próprio site gratuitamente sem a necessidade de instalações. É uma forma muito mais intuitiva e fácil de criar um blog. Porém, junto a isso vêm algumas limitações, como o domínio que vem acompanhado de “wordpress.com”. Até é possível ter um domínio personalizado, sem o “wordpress”, porém é preciso pagar por isso.
Como criar um blog no WordPress
Para você saber como criar um blog utilizando o WordPress como CMS, você vai precisar seguir alguns passos. A instalação, em geral, não demora muito e alguns minutos serão o suficiente para você colocar no ar o seu blog.
Siga os passos a seguir e bom trabalho!
1. Escolha um domínio
Antes de configurar o WordPress, para criar um blog você precisará comprar um domíno. Caso você já possua um, pule para a próxima etapa. Caso não, continue lendo.
Escolher um domínio é uma tarefa que requer bastante cuidado. O domínio é o nome de seu site. Pense nele como seu próprio nome ou como você gosta de ser chamado. Seu site funciona da mesma maneira. Ele será lembrado sempre por seu domínio.
Todo domínio é acompanhado de um sufixo. Os mais populares são:
.com
.com.br
.net
.net.br
Também há domínios especializados para o segmento de seu site:
.adv.br (advogados)
.gov.br (sites do governo)
.edu.br (instituições de ensino)
.agr.br (empresas agrícolas)
.ind.br (indústrias)
.org.br (instituições não governamentais)
A lista de sufixos é imensa e esses são só alguns exemplos. Outros tipos de sufixos que você pode usar para criar um blog são: .info, .me, .biz, .tv, .cc, .ws etc. E é possível também a compra de domínios com sufixos maiores e personalizados, tudo depende de onde você está solicitando a compra. Exemplos: .cafe, .bar, .audio, .digital, .film, .fashion, .fitness, .tech, .news, .design, .solutions, .ninja etc.
Há vários sites que vendem os domínios disponíveis. O mais popular, no Brasil, é o registro.br, mas não é preciso limitar-se a essa opção. Uma pequena busca no Google é o suficiente para você encontrar diferentes resultados.
Compare, sim, os preços (que costumam variar pouco), mas, mais importante que isso, considere a reputação e o histórico do site como ponto principal no momento da compra. Você não vai querer comprar um domínio em um lugar não confiável. Acredite!
2. Escolha uma hospedagem
Depois de escolhido um domínio você precisa definir onde vai hospedar o seu blog. A maioria dos serviços de hospedagem já oferece o serviço de compra do domínio conjunto. Geralmente, isso vem com alguns descontos e pode ser bem vantajoso.
Se sua hospedagem e seu domínio estiverem em locais diferentes, você terá que fazer uma alteração de DNS. Se não, pode pular para o tópico sobre os diferentes tipos de hospedagem.
Para integrar os dois serviços, você precisará inserir os nameservers manualmente no painel de controle do site em que você comprou o seu domínio.
Esse padrão pode mudar bastante entre uma hospedagem e outra. Portanto, o mais correto a ser feito é entrar em contato com o seu host e solicitar os nameservers para que haja comunicação entre hospedagem e domínio. É bem provável que tenha um tópico sobre isso na Central de Ajuda do servidor contratado.
Qual tipo de hospedagem devo escolher para criar meu blog?
Se você estava prestes a contratar um serviço de hospedagem e se deparou com um monte de opções que o confundiram, não se preocupe, vamos falar a seguir sobre cada um dos casos e quais as vantagens de cada um. Basicamente, há 3 tipos principais de hospedagens:
Hospedagem Compartilhada: Na hospedagem compartilhada, um mesmo servidor pode abrigar centenas de sites. Sendo assim, cada site dentro do servidor possui uma determinada cota de memória, espaço em disco etc. Isso significa que o site terá um desempenho menor, quando comparado à hospedagem dedicada. Ao mesmo tempo, o custo da hospedagem também será inferior.
Hospedagem Dedicada: Enquanto na hospedagem compartilhada o servidor é utilizado por diversos sites, na dedicada o seu site terá o servidor inteiramente disponível. A hospedagem dedicada possui um custo mais elevado, entretanto oferece maior segurança para os sites que possuem um alto número de acessos simultâneos.
VPS: É a sigla para Virtual Private Server, ou seja, Servidor Virtual Privado. Neste tipo de hospedagem, os usuários compartilham um servidor, mas cada servidor privado fica isolado do “servidor ao lado”, o que afeta menos o desempenho do site.
O ideal é você consultar as funcionalidades de cada um de acordo com o servidor que você está contratando para saber qual vale mais a pena para seu negócio.
Os exemplos a seguir são de instalação via CPanel, mas você pode instalar também via FTP, Softaculous, Fantastico DeLuxe, Installatron, Parallels (Plesk) e outros.
3. Faça o download do WordPress
Agora que você já possui um domínio e já possui também uma hospedagem, vamos explicar de vez como criar um blog no WordPress.
Para baixar o WordPress em português, acesse o site http://br.wordpress.org/. Em “Download” você pode baixar a plataforma nos formatos .zip ou .tar.gz. Você não precisa fazer registro algum e o download é totalmente seguro.
Os próximos passos a partir de agora são escolher um tema para seu blog, personalizar a aparência, baixar alguns plugins e outra ações que serão assunto em um próximo post.
Esse passo-a-passo teve como objetivo explicar em detalhes de como criar um blog utilizando o WordPress como gerenciador de conteúdo. Lembre-se que a partir do momento de criação, você deve manter o seu blog atualizado e ativo!