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Webinar: o que é e pra que serve (parte 1)


Possivelmente você já foi convidado ou já assistiu um webinar. Este termo é uma abreviação de “web-based seminar”, resumidamente é um seminário transmitido online e, geralmente, ao vivo. Ele é um ótimo formato de conteúdo para a geração de leads, além de ser barato (se você não sabe o que são leads clique aqui).

Ele pode ser usado com estratégia para se comunicar com diferentes tipos de público. Ao abordar um tema mais amplo serve para atrair e gerar leads; abordando um tema mais específico pode ser usado para aprofundar o relacionamento com os leads; já ao realizar uma demonstração de seu produto pode converter leads em clientes; e selecionando um tema de interesse dos clientes, serve para melhorar o relacionamento e a fidelização.

O webinar tem entre suas vantagens a possibilidade de engajar diretores ou especialistas da empresa para participarem da transmissão ao vivo. Assim, eles participam do processo de produção de conteúdo, o que dificilmente ocorreria se tivessem que escrever um texto para o blog ou outro tipo de material. As informações da transmissão podem ser reaproveitadas, posteriormente, para dar origem a outros materiais, como eBooks, posts no blog, infográficos, etc.

Um webinar exige planejamento para ter sucesso. Primeiro é necessário definir os objetivos que se deseja alcançar e qual o tipo de público que se deseja atrair, a partir disso é possível definir a duração, formato e tema. Depois disso é preciso definir quem vai apresentar, preparar um roteiro e, se possível, treinar previamente. Outra necessidade é planejar a divulgação do conteúdo, criar uma landing page para as pessoas se inscreverem e preparar o ambiente e equipamentos necessários. Vamos abordar, em um próximo texto, o passo a passo completo para se criar um webinar de sucesso.

Existem diversas plataformas em que o webinar pode ser realizado, entre as mais populares estão o Google Hangouts, além de plataformas específicas para isso como o GotoMeeting. As transmissões podem ser feitas diretamente nesses sites, ou serem incorporadas em uma landing page em seu site.

Independentemente de onde seu webinar for feito, o importante é entregar um conteúdo de qualidade e atrativo para o seu público. Além disso, é preciso criar uma estratégia de comunicação que gere expectativa sobre o conteúdo que será apresentado e demonstre a importância dos assuntos. Assim, você conseguirá gerar leads, tornar a sua empresa referência no segmento e, por fim, aumentar as suas vendas.

Já está pensando em fazer um Webinar? Já utilizou este recurso nas suas estratégias de marketing? Deixe sua opinião nos comentários.

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