Tendências do mundo digital em 2018
O Internet Trends 2018, um dos relatórios mais aguardados sobre tendências na internet, foi divulgado na Code Conference, da Vox Media, a poucos dias. O estudo foi coordenado pela analista Mary Meeker, sócia da empresa de investimentos de risco Kleiner Perkin, sediada em Menlo Park, no Vale do Silício. Ela foi considerada a 77ª mulher mais poderosa do mundo pela Forbes em 2014.
Preparamos um resumão com as principais tendências apresentadas pelo relatório, confira abaixo.
No fim do texto deixamos o link para o relatório completo e o vídeo com a apresentação de Meeker.
Compras on-line
Essa tendência segue crescendo. O relatório aponta que cerca de 60% dos entrevistados declararam que suas últimas transações comerciais foram feitas via web. Os outros 40% relataram ter feito as compras em lojas físicas.
Outro dado importante é que 13% das vendas do varejo já vem do e-commerce. Há uma década esse valor era em torno de 5%.
Pesquisa e desenvolvimento
Das 15 empresas americanas que mais gastaram em pesquisa e desenvolvimento e investimentos em bens de capital, em 2017, 6 são tecnológicas: Amazon, Google/Alphabet, Intel, Apple, Microsoft e Facebook. Os valores representam em média 18% da receita das empresas.
Publicidade e Mobile
O gasto com publicidade em dispositivos móveis só vem aumentando. Em 2017 eles tiveram um incremento de 26%, enquanto em todas as outras plataformas os investimentos caíram, como nos meios impressos (-9%), no rádio (-9%), na televisão (-36%) e nos desktops (-20%). O tempo gasto pelos usuários em dispositivos móveis também subiu em 2017, tendo uma alta de 29%.
Tecnologia e emprego
Nos EUA o impacto das novas tecnologias no mercado de trabalho permaneceu estável nos últimos 70 anos. O desemprego se manteve numa taxa média de 2,9%, enquanto o PIB cresceu 30%. Ao mesmo tempo, o relatório aponta que com o aumento da tecnologia e o surgimento das plataformas de demanda – como o Uber – há cada vez mais uma flexibilização das formas de trabalho.
Assinatura um caminho possível
O crescimento dos serviços de assinatura como Netflix (+25%) e Spotify (+48%) mostram que esse modelo de negócios está se consolidando e pode se tornar uma tendência no mercado.
Customização dos serviços
Com o maior número de informações e dados dos usuários disponíveis a customização da experiência em aplicativos é cada vez mais comum e importante. Através desse recurso é possível impulsionar o engajamento e aumentar a satisfação dos consumidores.
Privacidade X Benefícios
Muitos usuários estão dispostos a compartilhar seus dados, desde que haja melhorias nos produtos. Nos EUA pelo menos 25% do público estão dispostos a abrir mão da privacidade, na China esse percentual chega a 38%.
Mensageiros são os preferidos
O Whatsapp e o Facebook Messenger são as ferramentas preferidas para comunicação, substituindo outros meios como o e-mail e a voz.
>> Relatório completo clicando aqui.
>> Vídeo da apresentação aqui.
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