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Recuperando relacionamentos: Marketing digital e os leads perdidos


Uma das partes mais importantes de um trabalho de Marketing Digital é a geração de leads. Esse termo se refere a potenciais consumidores que demonstraram interesse por algum de seus produtos ou serviços (para saber mais clique aqui). Porém, antes de começar a captar novos leads precisamos realizar um trabalho interno na organização recuperando as informações já existentes.

É importante ter em mente que não se pode incluir todos esses leads, por exemplo, em uma lista de e-mail periódica. Pois no trabalho de Marketing Digital é importante que o cliente tenha demonstrado interesse em receber suas informações, se não esses e-mails acabam parando na lixeira. Uma forma interessante de utilizar esses contatos é realizando anúncios direcionados para esses leads através de redes sociais e do Google.

Mas onde estão essas informações? Abaixo trazemos algumas ideias de onde você pode começar a procurar.

Formulários de contato
O que você faz com os leads que entram através do formulário de seu site ou blog? Eles estão organizados em uma lista ou você responde a informação solicitada e esquece desse potencial cliente? Quando uma pessoa envia uma mensagem para uma área de contato ou orçamento, isso representa que ela está em uma posição avançada da jornada de compra, já sabe que produto quer e tem interesse em comprar. Por isso esse cliente é tão importante, mesmo que não tenha dado retorno a sua informação.

Trabalhar essa oportunidade de negócio pode fazer com que esse relacionamento se torne em um novo pedido de orçamento e uma nova venda.

Redes sociais
Muitas empresas têm no seu protocolo de atendimento nas redes sociais a solicitação do e-mail ou telefone dos clientes. Esses dados também podem ser organizados para estabelecer um relacionamento mais duradouro. Novamente, esses clientes tem um valor especial, pois se já chegaram em sua página provavelmente estão ali para tirar alguma dúvida ou saber mais sobre seu produto.

Atualmente, é possível criar no Facebook repostas automáticas em sua página, utilize elas para agradecer o contato e solicitar essas informações.

Lista de clientes
É muito provável que sua equipe comercial mantenha um cadastro de clientes ativos, prospects e ex-clientes. Normalmente, essas informações estão em uma planilha excel da equipe ou de cada vendedor. Essa é uma mina de ouro para um trabalho de relacionamento, pois ali tem informações de contato, em que estágio da jornada de compra o cliente parou, etc.

Nutrir esses leads com informações relevantes sobre sua área de atuação ou assuntos de interesse aumenta sua chance de ser lembrado e fechar um negócio no futuro.

Outro ponto importante é não esquecer de seus atuais clientes, lembre de manter um relacionamento com eles, enviando informações, descontos para as próximas compras, mensagens em datas especiais, notícias relevantes e seus novos produtos.

Prospecção offline
O que é feito com os clientes que chegam na empresa através do ponto de venda ou telefone? Crie protocolos de atendimento para captar pelo menos o e-mail e o nome desses clientes.

Além disso, quando participar de feiras e eventos guarde os e-mails dos cartões e interessados em sua empresa. Reunir todas essas informações vai gerar uma boa lista de leads.

Porém, é importante reforçar que no caso de potenciais clientes que ainda não tem um relacionamento ou não conhecem direito a sua empresa não se pode incluí-los em uma lista de e-mail periódica. Envie um e-mail de apresentação, com algum material interessante para captar esse lead e ou crie anúncios direcionados nas redes sociais para essas listas de e-mail.

Tem outra ideia de onde buscar os leads perdidos? Já fez esse tipo de ação em sua empresa? Conte para nós nos comentários.

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