Marketing Viral: como funciona?
Produzir um conteúdo que se torne viral não é uma tarefa fácil. Lembre-se que neste caso, o vídeo do bebê ou o bêbado engraçado não se enquadra. Estamos falando de Marketing Viral. Marketing Viral para nós significa orquestrar um conteúdo, uma ferramenta ou uma promoção com intuito de ser compartilhado pelo público-alvo da empresa e que tenha uma relação direta com o seu negócio.
Os virais são uma boa aposta porque atraem potenciais clientes de forma orgânica para o seu negócio, além de ser uma exposição gratuita – quando dá certo, ou seja, diminui o seu investimento voltado para vendas.
Além de ajudar a atrair Visitantes e gerar Leads, conteúdos e ferramentas virais costumam ter um forte impacto nos números de Alcance, o “ativo de Marketing” da empresa: seguidores no Twitter, likes no Facebook, emails de cadastro, assinantes do blog e afins. Esses números permitem uma alavancagem cada vez maior da empresa para ações futuras. Por isto, vale cada minuto de planejamento.
Entenda a matemática do Marketing Viral através deste ciclo:
Quais tipos de materiais podem se tornar virais?
Conteúdo: posts para blog, Webnars, cursos, entrevistas, infográficos, são exemplos de conteúdos que costumam ser compartilhados com facilidade.
Ferramentas: muitas empresas, especialmente as de tecnologia, têm oferecido ferramentas gratuitas como estratégia.
Promoções: Esse é um truque antigo, mas ainda eficaz para certos tipos de negócios. Podem ser descontos no próprio produto ou serviço da empresa, brindes em geral (ex. sorteio de iPad) ou qualquer outro tipo de crédito que tenha valor monetário.
Agora que você já conhece um pouco melhor o universo do Marketing Viral, é começar a planejar as suas formas de garantir sucesso.
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