WhatsApp

Blog

Fique por dentro do que está rolando

Conheça tudo sobre o novo recurso Reels do Instagram e saiba como usar

 

Você já está sabendo da novidade que promete bombar o Instagram? 

O Instagram anunciou nesta terça-feira (23/06) para os usuários brasileiros o recurso “Reels”, uma nova função do aplicativo. Ele chega para substituir o recurso “Cenas”, que tinha um funcionamento muito parecido, porém  menos dinâmico. Essa novidade tem como objetivo criar vídeos curtos e editáveis de 15 segundos com diversas possibilidades, podendo também postar não somente nos Stories, como também no feed, na aba Explorar e numa categoria nova no perfil do usuário.

Essa opção nova chega no Instagram para disputar com o famoso aplicativo TikTok, que tem feito muito sucesso ultimamente. Não seria a primeira vez que o Instagram traz recursos muito semelhantes de outros aplicativos. Se você é usuário do Tik Tok, vai notar uma grande similaridade com o Reels. 

Oferecendo possibilidades a mais que o já conhecido “Cenas”, o Reels trará opções como múltiplos cortes, inclusão de áudios (além das músicas que já tinham), efeitos e filtros já salvos do seu Instagram, opção Fantasma (que marca onde você parou no último vídeo), entre outras alternativas criativas.

Com um grande diferencial, o Reels entra como uma categoria nova no seu perfil, criando uma nova aba do lado das suas fotos específica para esses vídeos. Caso o vídeo seja maior, assim como no IGTV, eles vão como prévia para o feed. Também fica na aba Explorar do seu Instagram, dando muito mais visibilidade pois qualquer pessoa poderá ver seu vídeo e entrar no seu perfil.

O que podemos garantir até agora é que o modo Reels chegou para bater de frente com o TikTok e quem sabe se tornar o fenômeno do momento.

Instagram: Como usar o Reels para criar vídeos

Passo 1: abra a câmera para Stories e selecione a opção "Reels", no barra inferior da câmera.

Passo 2: logo que você abrir o recurso Reels, verá que ele oferece um menu lateral com quatro opções - "Audio", "Speed", "Effects" e "Timer".

Passo 3: em "Audio", o usuário pode escolher qualquer música da biblioteca, assim como nos Stories. É uma opção interessante também para quem deseja fazer dublagens, desafios, danças, etc.

Passo 4: a opção "Speed" controla a velocidade da reprodução do vídeo. Você pode alterar a velocidade do vídeo deixando-o mais lento ou mais rápido.

Passo 5: em "Effects", o usuário tem acesso aos mesmos filtros do Stories que você tem salvo.

Passo 6: "Timer" gera um temporizador para auxiliar na coordenação de cada um dos takes. Você pode definir um tempo específico para seu vídeo e ele irá parar quando finalizar esse tempo. Ou seja, você não vai precisar ficar clicando toda hora para parar e começar novos vídeos. 

Passo 7: quando você fizer o primeiro vídeo, perceberá que aparece uma quinta opção no menu lateral da esquerda, junto com as outras, chamada Fantasma, a mesma que já tinha em “Cenas”. Ela é feita para você poder gravar os próximos takes mantendo o enquadramento anterior, partindo do exato momento em que gravou o último. Com o vídeo pronto, ficará parecendo que quase não há corte de gravação. 

Passo 8: para gravar, basta pressionar o botão central. Ao concluir um take antes dos 15 segundos, é possível editá-lo selecionando o ícone do canto esquerdo.

Passo 9: ao abrir o frame do vídeo embaixo, o usuário pode apagá-lo, recortá-lo ou simplesmente retornar ao menu.

Passo 10: você também pode utilizar um vídeo ou foto do seu celular que tenha salvo e acrescentar no vídeo final.

Passo 11: depois de editar o vídeo, selecione a seta ao lado direito do ícone do Reels para avançar ao compartilhamento. Nessa etapa, é possível desenhar, escrever e utilizar os outros recursos de edição de Stories.

Passo 12: escolha as opções para onde você quer postar o vídeo: Stories, Reels, Feed e Explorar. A novidade principal é a nova aba de Reels que se abre no perfil do usuário que comentamos, do lado das fotos. Você também pode salvar como rascunho se não quiser postar agora.

 

E aí, pronto para colocar em prática essa novidade?


Continue acompanhando a Interativa Conteúdos para mais dicas e materiais exclusivos sobre marketing e estratégias de relacionamento nas redes sociais.

 

 

Receba novidades