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Como o “Promover” do Facebook pode ajudar sua empresa


Você já deve ter percebido que o EdgeRank do Facebook limita consideravelmente o que os usuários veem no feed de notícias. Em média, cerca de 12% das pessoas que curtiram uma página visualizam os posts. Isto significa que a maior parte das pessoas simplesmente não sabe o que está sendo publicado e não têm contato com algum conteúdo no Facebook!

Pensando nisto, o Facebook lançou há um tempo a ferramenta “Promover” (ou “Promote” em inglês), para expandir o alcance das postagens. A ferramenta é disponível apenas para as páginas que possuem no mínimo 400 curtidas. Este recurso proporciona uma atualização de status exibida no feed de notícias de pessoas que não veriam este post organicamente (normalmente). Essa funcionalidade é paga e nesse post vamos dar uma visão geral sobre o assunto.

Como promover
A utilização é bem simples! Sempre que um novo post é publicado pela página, aparece um botão logo abaixo dos comentários. Ao clicar neste botão, algumas sugestões de orçamento serão mostradas.

Isso pode ser feito com qualquer tipo de publicação: fotos, vídeos, perguntas, links e textos simples. É preciso ter atenção: como o feed de notícias é um espaço para posts recentes, o botão para promover só aparece para publicações realizadas em até 3 dias.

O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou PayPal e mais informações estão na página de informações do Facebook.

Como mensurar
A rede social criou algumas ferramentas que auxiliam bastante na análise de resultados do “Promover”. Após o término da promoção, o botão “Promover” é substituído pelo “Promoção concluída”. Ao clicar ali, temos um desdobramento das atividades realizadas pelos usuários tendo o anúncio patrocinado como origem.

O quadro exibe o alcance que significa o número de pessoas que visualizaram o post, juntamente com os cliques, curtidas e comentários. Uma informação interessante é que o Facebook separa bem os resultados orgânicos dos pagos. Ao clicar no número de visualizações, vemos o desdobramentos das exibições gratuitas de forma mais específica:

No painel de gestão de anúncios também é possível visualizar outras informações interessantes: ainda que não seja uma mensuração perfeita, vale apena conferir o impacto disso no seu site.

Nossa recomendação é analisar o Facebook como fonte de tráfego e usar como dimensão secundária a página de entrada, buscando o endereço do conteúdo promovido.

Dessa forma conseguimos ter uma taxa de conversão média que, multiplicada pelos número de cliques pagos, nos permite chegar a um número de Leads gerados pelo canal e o custo por Lead.

Devo utilizar?
A pergunta que mais interessa a quem trabalha com Marketing Digital! Uma das vantagens que deve ser levada em conta é que quando há o post pago mais pessoas irão ver, curtir e compartilhar, o que também aumenta consideravelmente a exibição orgânica do anúncio.

Pequenos orçamentos valem a pena e já dão uma abrangência maior ao post. O custo por clique vai ficando cada vez mais caro conforme orçamento disponível da campanha aumenta. Este recurso do Facebook mostrou-se muito econômico e de grande eficácia!

Por isso acreditamos que vale a pena, principalmente quando há maior potencial para o conteúdo se espalhar e/ou há um resultado esperado bem definido: conversões de uma oferta, confirmações em um evento, viralidade de um vídeo e afins.

Ouvimos muitas dúvidas sobre os motivos de pagar por algo que teoricamente deveria ser gratuito, uma vez que as pessoas já curtiram a página. Esse é um assunto polêmico e delicado, mas o panorama não parece mudar em breve e temos que encontrar formas de lidar com isso. Mesmo que seja pago, vimos que o “Promover” funciona e não vemos motivos para não testar!

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