Como engajar toda a empresa na produção de conteúdo
Um dos questionamentos que nossos clientes fazem é: como engajar toda a empresa na produção de conteúdo?
Sabemos que produzir conteúdo de qualidade exige tempo. Distribuindo o conteúdo entre as áreas da empresa é possível ter diferentes visões sobre o tema sem sobrecarregar uma única pessoa. Porém, a partir do momento em que os funcionários deixem de cumprir os prazos ou não entregam o conteúdo adequado, o que era uma solução se torna um problema.
Para tentar ajudar a sua empresa e seus funcionários a terem um maior comprometimento com a geração de conteúdo, a Interativa Conteúdos separou 6 dicas que podem facilitar o processo:
1 – Conquiste o apoio da liderança
Para que o processo funcione de maneira eficaz, é necessário que as hierarquias mais altas comprem a ideia de forma clara.
Não é apenas uma questão do gestor permitir que um funcionário escreva, é incentivar e dar as condições para que o material seja bem produzido.
Os gestores devem passar confiança e apoiar que o funcionário invista tempo de qualidade para criar o conteúdo. Além disso, é muito importante dar autonomia e legitimidade para cobrar prazos e níveis de qualidade.
2 – Eduque e mostre a importância de gerar conteúdo
É de extrema importância que o funcionário que vai escrever, sinta que está fazendo algo importante que pode impactar diretamente nos resultados da empresa ou de seu próprio setor.
Mostrar a equipe que determinados tipos de conteúdo, mesmo que produzido por um setor especifico, pode ser útil para melhorar o andamento do trabalho de forma geral na empresa, é um ótimo aliado para estimular que os funcionários se empenhem ao produzir o material.
Ter pessoas que possam auxiliar no processo de demonstrar aos funcionários como o comportamento do consumidor mudou e o quão importante é ter conteúdo produzidos por eles, que se encaixem no novo cenário é de extrema importância para a empresa.
Isso fara com que a percepção das pessoas mude e o comprometimento em produzir conteúdo se qualidade, será muito maior. Se você não tiver dentro de sua empresa um profissional capacitado para falar à equipe sobre isso, busque uma empresa especializada e notará a diferença no engajamento com o conteúdo.
3 – Incentive as pessoas a participar do planejamento de postagem
Estimular as pessoas que poderão produzir conteúdo a participar do processos de planejamento de postagens, faz com que a pessoa tenha boas ideias, pois aproxima o funcionário do público. Uma boa forma de fazer é isso é perguntar que dúvidas de clientes o potencial autor teve que responder recentemente ou que ações/projetos que está tocando que podem gerar boas ideias de conteúdo a ser escrito.
Após aproximar o autor ao tema e fazer com que ele se sinta animado em escrever sobre determinado tema, passe por etapas pequenas como a validação da estrutura do post.
Trabalhe com pequenos comprometimentos e vá exigindo aos poucos.
4 – Determine e cobre prazos
Não basta apenas mostrar para todo mundo a importância do conteúdo e depois esperar que a equipe envie o material de forma aleatória. Isso dificilmente irá funcionar assim. As pessoas estão preocupadas em cumprir suas demandas de trabalho e produzir o conteúdo provavelmente ficará para um segundo momento.
É essencial que o gestor converse com as pessoas que irão fornecer o material, deixando claro os prazos e como serão cobradas cada etapa do processo de criação. Isso fará com que as pessoas se empenhem de forma mais eficaz em entregar o material dentro do prazo esperado.
5 – Mostre os resultados
Caso seu blog ainda seja novo, considere acompanhar os resultados que cada conteúdo gerado irá trazer, a medida que o tempo for passando, não será muito válido analisar logo no inicio, pois os números tendem a não ser muito significativos no início.
Caso seu blog já tenha engrenado, invista na importância para o Marketing pessoal e visibilidade de que o autor tem a ganhar, proporcional ao crescimento do blog.
Dividir os resultados que o conteúdo teve, apresentando o número de visualizações, compartilhamentos, Leads gerados e qualquer outro número relevante, faz com que o autor se sinta cada vez mais motivado a produzir conteúdo.
6 – Esteja disposto a ajudar e orientar
Algumas pessoas são inseguras e em alguns casos não demonstram de forma clara. Porém, é comum que tenham medo de se expor ou de fazer algo que não esteja de acordo com o esperado.
Cabe ao gestor orientar e ajudar, indicando processos que podem auxiliar na produção. Manuais de redação, definição do público a quem escrevem (personas) e indicações de postagens e referencias, são ótimos aliados nesse processo.