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Avaliações de produtos, influenciadores e o Marketing Digital


Buscar avaliações de produtos e serviços na internet antes de consumí-los já se tornou rotina para muitas pessoas, tudo merece uma pesquisa, desde a tele entrega de comida, até o melhor modelo de celular. Mas quais avaliações os consumidores preferem encontrar e dão mais credibilidade? Segundo o Google, são as avaliações de gente como a gente.

As pessoas não buscam simplesmente por uma avaliação qualquer, elas buscam uma avaliação feita por uma pessoa real, que gere identificação, que o uso do produto ou serviço seja similar ao que ela pretende fazer. Uma espécie de experimentação virtual.

As pessoas não querem simplesmente um vídeo falando sobre o produto, seus benefícios e características. Elas querem saber onde estão se metendo antes de tomar a decisão, como ele funciona no dia a dia, se é prático e se vai atender as expectativas. Elas querem as experiências pessoais de outros consumidores, que ajudem elas a avaliar se aquilo é o melhor para elas.

As pessoas estão em busca de informação com credibilidade, querem ver “gente como a gente”, que falem honestamente sobre os benefícios e erros dos produtos. Além disso, a linguagem das pessoas ‘comuns’ se aproxima muito mais da realidade delas, do que os vídeos feitos por especialistas e profissionais.

Com mais informações, as pessoas se sentem mais seguras para consumir e conseguem ficar mais confortáveis com a decisão. Segundo a Sara Kleinberg, Head of Ads Research and Insights do Google, as pessoas pesquisam sobre situações da vida real que não aparecem nas propagandas dos produtos. “Temos o exemplo de uma pessoa que estava interessada em saber ‘como um drone vai funcionar ao voar no vento’, assim como descobrir dicas e truques”.

Esse comportamento fez surgir alguns formatos de vídeos de avaliação, entre eles os vídeos de “primeira impressão”, como o “primeiro passeio com o carro”, “primeira vez que usei tal maquiagem”, entre outros.

Outro surgimento são os vídeos relacionados a experiências, ver alguém apreendendo um novo hobby ou realizando algum tipo de trabalho manual, pode ser o impulsionador para que as pessoas criem novos hábitos. Segundo Kleinberg, isso é explicado pelo fato de ser inspirador ver outras pessoas fazendo qualquer coisa em situações familiares, pois passam uma sensação pessoal e de confiança.

A lição para as estratégias de marketing
A busca das pessoas por essas avaliações de produtos e serviços feitas por gente como a gente trazem insights importantes para as estratégias de comunicação. A primeira delas é: conheça seu público. Saber quem é seu público e como ele utiliza seus produtos no dia a dia é essencial para definir os temas e formatos de suas campanhas.

Além disso, é preciso trabalhar uma linguagem que seja cotidiana e natural, buscando sempre gerar identificação com as pessoas. Outro ponto importante é mostrar como o seu produto realmente é, sem maquiagem, em situações reais e sem a tentativa de tentar se vender como 100% perfeito.

É preciso abandonar a perfeição da edição das imagens e vídeos e mostrar como o produto vai se aplicar na vida das pessoas.

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* Com informações do ThinkWithGoogle

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