As 5 melhores dicas para uma newsletter de sucesso!
Newsletter (boletim informativo) é um tipo de e-mail que busca trazer informações relevantes para o público alvo e é enviado de forma periódica. Ela é uma excelente opção de comunicação para o Marketing Digital, pois permite construir um relacionamento de forma efetiva e com proximidade.
O conteúdo de uma newsletter não visa mostrar as últimas ofertas ou produtos, ele traz assuntos interessantes e variados que tentam prender a atenção do leitor. Entre as suas vantagens está a comunicação direta com o consumidor, a facilidade na produção e as possibilidades de mensuração dos resultados.
Esse tipo de e-mail pode gerar um ótimo retorno e para auxiliar você a alcançar bons resultados preparamos algumas dicas, confira!
1) Atenção para a relevância
Oferecer conteúdo de qualidade e de relevância é o primeiro passo para uma newsletter de sucesso. Sua empresa deve saber quais são os assuntos de maior interesse do público, buscando trazer esses temas junto com as principais dúvidas dos clientes e prospects, novidades do setor, tendências, ou outras formas de utilizar o seu produto.
2) Cuidados na apresentação
Evite usar um template com muita informação na sua newsletter, lembre: o foco é o conteúdo! Além disso, dependendo do sistema de e-mail, navegador ou programa que a pessoa usa é possível que os e-mails ficarem com o layout errado. Portanto, faço um e-mail bonito e simples.
Além disso, organize o conteúdo por temas, com as chamadas bem separadas e organizadas, também de destaque aos pontos principais da newsletter. Caso queira incluir textos longos, a melhor alternativa é dar somente uma introdução do assunto ou resumi-lo com um link para o conteúdo completo. Isso garante que a newsletter que não seja muito extensa.
3) Cuidado com as imagens
Ao utilizar imagens em newsletter é preciso tomar alguns cuidados. Em primeiro lugar, é preciso evitar condensar as informações em apenas uma imagem, pois assim é provável que o usuário tenha que dar autorização para conseguir visualizar o conteúdo, o que compromete os resultados. O ideal é usar um template em HTML, utilizando o atributo ALT quando houver imagens. Assim se elas não carregarem, são substituídas pelo texto.
Outro cuidado importante é garantir que as imagens estejam em um servidor próprio, pois se elas estiverem em um servidor público é provável que seu e-mail seja entendido como spam.
4) Assunto e remetente
Como no e-mail marketing o assunto e o remetente da newsletter são essenciais para uma boa taxa de abertura e leitura. O assunto precisa ser pensado com cuidado para ser o mais atraente possível, o desafio é ser sucinto e conseguir transmitir a mensagem. Você pode usar a criatividade e encontrar uma frase que sintetize todos os assuntos da newsletter ou pode pegar a chamada do texto mais relevante e utilizá-la no assunto.
Já o remetente precisa ser o nome da empresa, pois se a pessoa já confia nela, isso aumentará as chances de ela abrir o e-mail.
5) Teste
Sempre teste sua newsletter antes de enviá-la para sua base de e-mails. O ideal é testá-la em alguns serviços de e-mails e softwares, evitando que uma parcela dos seus leitores tenha uma experiência ruim.
Além disso, teste formatos, tipos de conteúdo, modelos de assunto e horário de envio para verificar quais dão os melhores resultados.
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