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Transformação digital: domínios estratégicos

Transformação digital: domínios estratégicos


Já viemos tratando sobre o que é a Transformação Digital (TD), as mudanças que pode causar dentro de uma organização e ainda os processos necessários para alcançá-la. Hoje, iremos abordar as possibilidades que podem se abrir com essas mudanças e seus domínios estratégicos.

Retomando: a Transformação Digital envolve a reestruturação do negócio dando a tecnologia um papel central na organização. Esse processo passa por modificar seu modelo de negócios, processos, cultura organizacional e relacionamento com clientes e colaboradores. Essas mudanças devem ser feitas visando, principalmente, melhorar a experiência dos clientes, buscar novas formas de ofertar produtos e serviços, otimizar a cadeia de processos e melhorar a tomada de decisões estratégicas.

A TD está mudando as estratégias e regras de como as empresas devem atuar para alcançarem o sucesso. Existem cinco principais domínios onde essas alterações já são sentidas mais fortemente, são elas os clientes, competição, dados, inovação e valor.

Cliente
Na teoria mais clássica sobre relacionamento com os clientes, eles são encarados como meros espectadores da comunicação das empresas. Nessa perspectiva era necessário se comunicar periodicamente com o maior número de pessoas para melhorar as vendas.

Com o avanço da tecnologia e, principalmente, das redes sociais esse modelo de comunicação está perdendo força. Pois esses novos recursos permitem uma maior interação, contato e feedback entre clientes e empresas. Além disso, a própria maneira de consumir tem se modificado, alterando a forma como as pessoas descobrem, avaliam, compram, utilizam, compartilham e interagem.

Por isso, é importante, durante o processo de TD, as empresas modificarem sua visão sobre os clientes. Deixando para trás a ideia de “público-alvo” e passando a reconhecê-los como um grupo que pode se engajar na comunicação da empresa, ajudar a atrair mais clientes e ser parceiro nos processos de inovação. O Marketing de Conteúdo é uma boa forma de se investir em um melhor relacionamento com os clientes.

Outra mudança precisa ser na experiência do consumidor. Cada vez mais é necessário oferecer uma experiência boa, personalizada e segura, para isso é preciso estar de olho nas características de cada tipo de cliente. A TD possibilitará a você compreender melhor seu tipo de cliente a partir de ferramentas que permitem conhecer a localização, idade, preferências e outras informações.

Entre as possibilidades abertas pela transformação para o relacionamento com os clientes estão: melhor segmentação do público, monitorar as redes sociais (termômetro sobre o que as pessoas estão falando sobre sua marca), realizar um marketing de precisão (para fidelizar os atuais clientes), simplificar os processos de venda, melhorar o atendimento ao cliente, estabelecer uma maior conveniência e identificação.

>> Inbound Marketing: captando e fidelizando clientes

Competição
Outro domínio da Transformação é a competição entre as empresas. Anteriormente era fácil definir e acompanhar quem eram os concorrentes e cooperar com parceiros da cadeia de fornecimento. Entretanto, isso já não funciona mais assim.

As linhas que dividiam os diferentes setores, a ordem na cadeia de produção e a concorrência estão se perdendo. Hoje, é possível que alguém de fora do seu setor modifique seu mercado oferecendo um novo produto ou serviço. Ou alguém de sua cadeia de fornecimento passe a oferecer produtos diretamente para o público final. Nesse sentido, o conceito de competição vem se transformando, modificando, inclusive, a forma como as empresas podem cooperar entre si.

Dados
Outro ponto da transformação se refere as modificações sobre o que as empresas fazem com as informações que produzem e tem acesso. Com o processo de digitização e digitalização (já explicados aqui) a empresa passa a ter muitos dados disponíveis sobre seus clientes, informações internas e mercado.

Além disso, ao utilizar ferramentas de monitoramento (de redes sociais, visitantes, compras com cartão, etc.) ela passa a ter acesso a mais uma enxurrada de dados e informações. Isso cria a condição da empresa analisar, cruzar essas informações e poder ter insights sobre o seu negócio, produtos e clientes. Cada vez mais os dados serão componentes fundamentais de como as empresas funcionam, se diferenciam e geram valor.

Inovação
O processo de inovação (desenvolvimento, teste e lançamento) também é um dos domínios da TD. O custo do fracasso das inovações sempre foi alto, porém a tecnologia permite que ele seja feito de uma forma muito mais eficiente.

Tradicionalmente, a inovação tinha o foco no produto acabado. Isso, somado a dificuldade de realizar testes de mercado, acabava por ter muitas decisões baseadas em intuição. Porém, hoje é possível testar os projetos e serviços diretamente com os consumidores, oferecendo os protótipos de viabilidade mínima. Esse tipo de ferramenta permite que as principais funcionalidades de um novo produto sejam testadas enquanto ele é desenvolvido. Isso faz com que ao longo do processo os erros sejam corrigidos baseados na experiência dos usuários, tornando mais assertivas as decisões, reduzindo os custos e melhorando o processo de aprendizado.

Valor
O último domínio da TD é o valor que o negócio entrega aos seus clientes. Até então as empresas possuíam uma proposta de valor duradoura. Havia atualizações dos produtos, novas campanhas, nova identidade visual, porém o valor básico do negócio era sempre o mesmo.

As empresas de um mesmo setor entregavam valores parecidos e o destaque entre uma e outra se dava através da diferenciação que a empresa conseguia desenvolver. Porém, essa não é mais a realidade, hoje é necessário escolher a mudança constante como balizador do negócio. Por isso é necessário estar sempre acompanhando o desenvolvimento tecnológico e observar maneiras de estender e melhorar a proposta de valor.

Já está pensando em implementar a Transformação Digital em sua empresa? Quais são suas dúvidas? Conte para nós nos comentários.

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