Blog

Tendências da SXSW para você ficar de olho

Tendências da SXSW para você ficar de olho


Música, cinema, tecnologia, comunicação e games reunidos em um só lugar com os principais influenciadores, executivos e especialistas: esse é o SXSW – South by Southwest. Ele é considerado um dos principais eventos de tecnologia e economia criativa do mundo. Por isso é preciso estar atento as tendências e novidades que surgem na feira, pois em muito pouco tempo elas podem alterar o mercado.

A edição de 2018 ocorreu entre os dias 9 e 18 de março em Austin, no Texas (EUA). Preparamos uma lista com as principais tendências apresentadas no evento. Confira!

Diversidade e inclusão - Um dos temas mais recorrentes nas mesas do evento (mesmo quando não tratavam especificamente sobre esse assunto) foi a necessidade da criação de ambientes de trabalho seguro para mulheres, além da igualdade de gênero e a necessidade de uma indústria com mais diversidade. Movimentos como #MeToo e #TimesUp foram citados em muitas discussões.

Entre os principais apontamentos estão a criação de políticas de inclusão de negros, mulheres e outros grupos nas empresas; o estabelecimento de canais e políticas sérias sobre denúncias de assédio/abuso e a igualdade salarial.

Block-chain - Essa tecnologia introduzida pelas moedas virtuais veio para ficar. Em resumo, ela é uma base de registros descentralizada que cria um índice público com todas as transações realizadas em um determinado sistema. Com isso a segurança é incrementada, evitando o surgimento de fraudes.

Em um futuro próximo poderemos ver essa tecnologia sendo utilizada no sistema financeiro, em softwares de controle de gestão, combate a corrupção, cartórios, etc.

Realidades estendidas e inteligência artificial - Nos próximos anos viveremos uma mudança radical em nossa sociedade, os motivos? A presença maciça de realidade aumentada e virtual e da inteligência artificial em nossas vidas.

O uso dessas tecnologias fará que em pouco tempo tenhamos casas, cidades, carros e empresas inteligentes. O cruzamento de dados e informações vão facilitar nossas vidas, modificarão a forma como consumimos e como nos relacionamos. Além disso, as realidades virtuais e aumentadas vão abrir novas possibilidades de interação e uso dos espaços.

O fim dos smartphones - É muito provável que no próximo período os smartphones percam sua importância. Hoje, isso pode parecer improvável, mas o surgimento de novos produtos com reconhecimento facial e de voz vão substituir os celulares. Pulseiras, roupas, fones de ouvido e óculos conectado vão fazer parte do dia a dia e ganhar importância em nossas vidas.

Marketing & Propósito - Cada vez mais as empresas que querem ser bem-sucedidas vão precisar criar um sentimento de comunidade e proporcionar conexão entre o público e a marca. Os consumidores estão cada vez mais preocupados em consumir de empresas que impactem positivamente a cultura e a sociedade, que sejam transparentes e que se engajem em causas que reflitam suas crenças.

Ou seja, é necessário propósito, comunicar ele e ser coerente. Além disso, as empresas precisarão estabelecer estratégias complementares as de comunicação digital que propiciem o contato humano face a face. Uma espécie de “compensação” a presença cada vez maior da tecnologia em nossas vidas.

O que achou das tendências da SXSW? Como você acha que elas impactaram no seu setor? Conte para gente nos comentários!

A Interativa Conteúdos tem as soluções perfeitas em Marketing Digital para o seu negócio. Entre em contato deixando um comentário ou clicando aqui.