Blog

Saiba como utilizar e qual é a importância das hashtags no Instagram

Saiba como utilizar e qual é a importância das hashtags no Instagram


O Instagram está ocupando mais espaço a cada dia e possui grandes chances de superar a audiência do Facebook, já pensou nessa possibilidade? Pois então, mas existe uma ferramenta da rede social, que é bastante utilizada até mesmo em outras redes, as hashtags! 

Você já parou para pensar nas funções das hashtags e qual seria a melhor forma de utilizá-las? 
As hashtags tiveram origem no Twitter e colaboravam com os usuários que gostariam de encontrar algum conteúdo específico, através dessas tags, você também fica sabendo sobre os assuntos mais falados na rede social. Até que então, com o surgimento do Instagram, as hashtags também começaram a ser utilizadas por lá e também funcionaram como um mecanismo de pesquisa. Apesar das hashtags funcionarem, em alguns casos elas são utilizadas em excesso e acabam não funcionando da maneira que deveriam. 

As hashtags também podem ser utilizadas para otimizar algum perfil, por exemplo: você possui um perfil no Instagram e publica diversas fotos e vídeos sobre gastronomia. Neste caso, o ideal seria você fazer uma pesquisa para averiguar quais são as hashtags mais utilizadas nesse segmento grastronômico e então começar a otimizar o seu perfil. 

Como saber quais hashtags eu devo utilizar?
Atualmente existem alguns aplicativos que ajudam nesse processo ou o próprio Instagram. No Instagram funciona da seguinte forma: você coloca no campo de pesquisa a hashtag que está pensando em utilizar e então, você poderá ver quantas publicações com aquela hashtag já foram realizadas. Isso ajuda a verificar qual é a audiência e volume de utilização de uma hashtag específica. 

O aplicativo LetsTag também é uma opção bem legal para quem quer otimizar a utilização das hashtags! O aplicativo é gratuito e funciona da seguinte maneira: você digita no campo de pesquisa o termo "gastronomia", seguindo o exemplo que já estávamos utilizando. Então, o aplicativo irá mostrar as hashtags mais usadas de acordo com a palavra pesquisada, o usuário ainda poderá copiar as hashtags de seu interesse, apenas clicando nos termos. O aplicativo irá copiar as hashtags escolhidas e então, você poderá colar na sua legenda do Instagram. 

E se eu compartilhar o meu conteúdo no Facebook? Mantenho as hashtags? Não. Já foi comprovado que as hashtags diminuem o alcance das publicações no Facebook. Por isso, ao compartilhar o seu conteúdo, edite a legenda e deixe as hashtags apenas no Instagram! 

Qual é o número ideal de hashtags em uma publicação? Não existe uma regra quanto ao número de hashtags, o usuário pode inserir até 30 termos, mas considera-se de 3 a 5 hashtags um número adequado. 

Existem diversas hashtags que já estão popularizadas entre os usuários, como por exemplo "#instafood", você pode seguir utilizando-as, elas não trarão nenhum problema para você, mas é de se considerar criar uma hashtag da sua própria marca, para que você consiga educar os seus usuários com o tempo e eles passarão a utilizar a hashtag do seu negócio! 

Apesar de ser utilizada de maneira popularizada, as hashtags podem se tornar uma ferramenta funcional e de grande assertividade para você ter alcance e visualizações do seu perfil.