Blog

Redes sociais são utilizadas por 48% dos brasileiros para programar viagens

Redes sociais são utilizadas por 48% dos brasileiros para programar viagens


Mais de 122 milhões de brasileiros utilizam as redes sociais rotineiramente, já somos o 8º país do mundo em número de usuários. Agora, um estudo mostrou que 48% dessas pessoas utilizam as redes sociais para planejar as suas viagens, buscando dicas, procurando estabelecimentos e compartilhando suas experiências.

A pesquisa que traçou o perfil do viajante latino-americano mostrou que a porcentagem brasileira ultrapassa o número da região, onde 43% dos usuários usam as redes sociais para se programar. Os usuários que empregam essas plataformas durante todo o processo da viagem (antes, durante e depois) tem preferência pelo Facebook, com 87% de adoção, seguido do Whatsapp, com 85%, e Instagram, com 52%.

O meio mais utilizado pelos brasileiros para acessar essas redes é o smartphone. Segundo a pesquisa, 84% dos participantes usam os aparelhos como auxílio para a viagem, buscam, em sua maioria, informações sobre o clima, dicas de roteiro e atrações, restaurantes e internet banking.

O serviço de mensagens, dos recursos oferecidos nos smartphones, é o mais utilizado, sendo aproveitado por 73% dos usuários. Em segundo lugar vem as redes sociais, 62% dos viajantes utilizam os aparelhos para compartilhar suas experiências com amigos, familiares e colegas.

O estudo ainda classifica 70% dos viajantes brasileiros como “Buscadores de Capital Social”. Esse perfil de turista considera a viagem uma experiência pessoal de alta qualidade e buscam as mais diversas alternativas para atender seus desejos. Além disso, utilizam as redes sociais para pesquisas e compartilhar suas experiências com o intuito de informar e serem vistos na internet. O estudo foi realizado pela empresa Amadeus.

Nesse cenário, uma forte presença online no Facebook, Instagram e sites especializados em viagens pode ser a diferença entre a sobrevivência, o crescimento e o fim dos negócios relacionados ao turismo. Por isso, cada vez mais as empresas devem trabalhar a sua comunicação online para serem vistas e encontradas na internet, fortalecendo a captação de novos clientes.

A Interativa Conteúdos tem as soluções perfeitas de comunicação digital para sua empresa. Escreve nos comentários ou entra em contato clicando aqui para saber mais.