Persona: Como e porquê criar uma para sua empresa
Quem trabalha na área do Marketing, Publicidade ou em algum momento anunciou na mídia, certamente foi questionado sobre o seu público-alvo. Este questionamento vem para mostrar a importância de compreender o cliente, não só para desenvolver os produtos, mas também para a produção de conteúdo que irá cuidar da aquisição de novos clientes.
A criação de uma Persona é um recurso que facilita o direcionamento da produção de conteúdo para blog ou redes sociais de uma empresa. Este recurso é nada mais que a definição do cliente, com suas principais características. Pode parecer um grande desafio, criar e montar uma Persona, ou várias, mas não é tão difícil assim! Tudo acontece a partir das perguntas certas e então utilizar as informações para que todas as ações e publicações sejam direcionadas ao perfil do seu público. Se ainda ficou confuso, vamos por partes:
1. O que são Personas?
Uma definição básica de Persona é: informações reunidas para que você possa, em uma rápida análise, ver as preferências e necessidades do seu público. Dica: para criar suas Personas, a base de e-mails poderá ser bastante útil. Lembre-se de focar nos clientes satisfeitos e nos insatisfeitos, é preciso aprender onde acertar e onde não devemos insistir.
2. Como definir uma Persona?
Depois de reunir algumas informações, oriente-se pelo perfil do seu cliente típico (a maioria), para então responder algumas perguntas que ajudarão a definir o perfil comportamental de cada uma das Personas.
• Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)
• Que tipo de assunto interessaria para ele sobre o seu setor?
• Quais são as atividades mais comuns que ele realiza (tanto pessoalmente quanto profissionalmente)?
• Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?
• Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?
• No caso de produtos B2B, qual é o tipo de empresa que compra a sua solução? E qual o cargo de quem compra?
• Quem influencia suas decisões?
Ou seja, você precisa ter em mente o que a pessoa responsável pela compra de seu produto ou serviço busca na área de atuação de sua empresa. Pense sobre os assuntos que possam ser do interesse dela, apresentar soluções para problemas da sua área de atuação.
Uma vez encerrado esse processo, você terá uma boa quantidade de dados brutos sobre os potenciais consumidores.
3. Como criar a sua Persona?
Agora você está pronto para detalhar o perfil do seu cliente, a partir de todas as informações coletadas. Com isto, você poderá unificar e elaborar o personagem em um arquivo a ser compartilhado com toda a sua equipe, para que ajude em todos os setores!
Ao acabar o processo, você pode até nomear a sua Persona, isto facilitará os debates internos. Considere também, a possibilidade da Persona ser um visitante que não conhece a empresa/serviço, ou seja, dê informações sobre tudo, tenha uma abordagem que traga esta pessoa para mais perto de você, tornando-se um cliente final.