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O poder dos reviews para o seu site

O poder dos reviews para o seu site


Para decidir onde ir, o que comprar, qual profissional contratar, os consumidores sempre se cercaram da recomendação de amigos e familiares. Com a internet, a lógica mudou muito pouco. Nós ainda amparamos nossas decisões na opinião de outras pessoas. Só que, agora, essa rede está muito maior. As avaliações online potencializaram um hábito que já fazia parte do processo de compra da maioria dos consumidores. O avanço dos e-commerces conferiu ao cliente um papel de protagonista, e os marketplaces – plataformas que conectam pessoas a produtos ou serviços – são os responsáveis por essa grande valorização dos reviews.

Pode ser estranho confiar no parecer de gente que não conhecemos, mas a experiência se mostrou extremamente positiva para balizar a qualidade de produtos e serviços na rede. Quando compartilhamos nossas experiências positivas ou negativas, damos um subsídio poderoso para a decisão de outras pessoas. Nos reviews, é possível ver exatamente os pontos fortes e fracos da empresa, seja um restaurante, uma atração turística, uma loja de sapatos, um prestador de serviço ou uma companhia aérea.

Confira algumas dicas do que a sua marca deve fazer para potencializar o lado bom das avaliações:

1. Não comece sem reviews
Se você está estreando na internet, envie e-mails para alguns clientes mais fiéis solicitando que façam um primeiro depoimento sobre a empresa. Uma caixa vazia de comentários nunca é convidativa.

2. Seja sincero
Em nenhuma hipótese trabalhe com avalições falsas. Não pega nada bem. Cultivar uma relação de credibilidade com o público só traz benefícios.

3. Responda tudo
Separe um tempo periodicamente para responder todos os comentários com muita educação. Agradeça elogios, críticas e sugestões. Afinal, a pessoa se dedicou a dar um feedback e merece um retorno.

4. Respire fundo
Nem sempre os clientes dão bons depoimentos. É do jogo. Respire fundo e nunca discuta. As pessoas não costumam ser compreensivas com esse tipo de interação. Encare como dicas certeiras do que você pode melhorar.

5. Aproveite os relatos positivos
Comentários espontâneos rendem um ótimo material para você divulgar em redes sociais. As pessoas se identificam muito mais com as palavras e opiniões de outros consumidores do que com a marca falando sobre si mesma.

6. Facilite a avaliação
Quanto mais conveniente for para o cliente deixar seu depoimento, mais gente vai se sentir à vontade para fazer isso. Crie mecanismos, como um e-mail disparado assim que a pessoa recebe o produto ou utiliza o serviço, para que ela não se esqueça de escrever.

Quer colocar tudo isso em prática? Entre em contato clicando aqui e nós podemos te ajudar.