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MKT Digital 2018: o que fica e o que sai

MKT Digital 2018: o que fica e o que sai


Já estamos em 2018 e é chegado o momento de planejar a comunicação de sua empresa para o resto do ano. Estratégias de Marketing Digital seguem sendo o principal meio das empresas conquistarem e fidelizarem os clientes. Entretanto elas devem ser constantemente atualizadas para acompanhar as novas tendências, as mudanças nas plataformas e na forma como as pessoas as utilizam.

Elaboramos uma lista com três tendências que vão ser importantes no Marketing Digital em 2018 e outras três que devem desaparecer. Confira:

3 tendências importantes em 2018

1) Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo não é uma novidade quando se fala em Marketing Digital, entretanto ele segue na lista como um dos principais meios de se atrair e fidelizar clientes.

Através dele é possível melhorar conversões e aumentar as vendas, entretanto é necessário se investir em conteúdo exclusivo e personalizado para os seus públicos. Além disso, é necessário variar na oferta de formatos e apresentação das informações. Trabalhe com textos, vídeos, animações, podcasts, infográficos, aplicativos e outras plataformas para entregar conteúdo que seja relevante e que agregue valor para as pessoas.

O Marketing de Conteúdo segue como uma das principais tendências, pois através dele é possível reduzir gastos com anúncios e propagandas. Focando em uma estratégia mais assertiva, que se comunica diretamente com o seu público.

2) Chatbots e aplicativos de mensagens
Outra tendência é a utilização de aplicativos de mensagens, inclusive com o uso de chatbots, os atendentes virtuais. O comportamento dos usuários de smartphones tem feito com que os aplicativos de mensagens, como Whatsapp e Facebook Messenger, cresçam cada vez mais.

Algumas pesquisas apontam que as pessoas já estão começando a preferir este meio de comunicação em relação aos outros. Na China alguns destes aplicativos já estão agregando outras funções, melhorando os negócios e as vendas. Portanto, saber utilizar estes meios se tornará uma atividade essencial.

Além disso, neste ano o Whatsapp Bussines deve ter sua versão completa lançada. Trazendo novas funcionalidades e possibilidades de estratégias de comunicação na plataforma.

Os chatbots são uma outra importante tendência. Eles utilizam a inteligência artificial para atender os consumidores nos aplicativos de mensagens. Eles proporcionam informações relevantes de forma inteligente e sucinta, buscando resolver necessidades básicas de atendimento. Assim, não é necessário manter um atendente real para solucionar dúvidas simples dos clientes.

3) Vídeo
Assim como o marketing de conteúdo vídeos não são uma novidade no Marketing Digital, entretanto sua importância e relevância seguem crescendo. Conteúdos com vídeos melhoram o ranqueamento de um site no Google, tornando ele mais facilmente encontrável.

Já no Facebook o vídeo consegue ter 135% mais engajamento que outros conteúdos. Portanto os vídeos são cada vez mais importantes nas estratégias de Marketing Digital. Mas lembre-se, os vídeos devem ser curtos. Foque nos primeiros 3 segundos do conteúdo, pois eles são essenciais para atrair a atenção do espectador. Além disso, não esqueça de monitorar os resultados e modificar o conteúdo a partir deles.

3 tendências que vão morrer em 2018

1) Grandes E-books
Os e-books não vão morrer em 2018 e seguem sendo um importante meio para a geração de leads, entretanto a época do longo e especial livro digital como principal gerador de leads chegou ao fim. Um dos motivos para isso é o surgimento de novos meios e plataformas que são eficazes na geração de leads.

Além disso, o imediatismo e a velocidade da internet fazem com que conteúdos muito longos sejam descartados pelo público. Por isso ao utilizar o e-book como estratégia é importante que ele seja curto, objetivo e que ofereça o melhor conteúdo.

2) Alcance orgânico
O alcance orgânico no Facebook foi uma ferramenta importante durante algum tempo, mas 2018 pode ser o ano que isso vai chegar ao fim de vez. A plataforma vem modificando seu algoritmo e cada vez mais tem reduzido o alcance de publicações não patrocinadas.

O site tem agora se posicionado como uma plataforma comercial, e portanto as publicações impulsionadas têm ganhado mais destaque e visibilidade. Atualmente, o alcance orgânico tem alcançado cerca de 5-10% do número de pessoas que curtiram uma página, até o final do ano podemos ver esse número reduzir ainda mais.

3) Excesso de conteúdo
A ideia de que os blogs precisam ser alimentados diariamente com muitos textos é outra tendência que vai perder força em 2018. A maneira como as pessoas utilizam a internet vem se modificando e atualmente há muito conteúdo disponível na web.

Nesse sentido, não se deve focar apenas em produzir um grande volume de material. O que se deve estar preocupado é produzir um conteúdo de qualidade, melhor do que o encontrado em outros sites e blogs. Assim, se mostra ao público que o seu objetivo não é caçar cliques e audiência a todo custo, mas sim produzir um material de qualidade.

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