Blog

Inbound Marketing: como vídeos podem contribuir para sua estratégia

Inbound Marketing: como vídeos podem contribuir para sua estratégia


Com o excesso de informações a que somos submetidos todos os dias, está cada vez mais difícil reter a atenção dos consumidores. Por isso, é preciso cada vez mais buscar alternativas e pensar formatos que sejam capazes de chamar a atenção e ajudem as pessoas a entender os serviços oferecidos pelas empresas. Uma das ferramentas que tem conseguido superar esse desafio é o vídeo.

É claro que uma estratégia de Inbound Marketing precisa utilizar de diferentes materiais e recursos para chamar a atenção do consumidor, como fotos cards, textos, ebooks, e-mails, eventos, etc. Porém, em alguns momentos, os vídeos são essenciais para atrair maior atenção dos consumidores e incentivá-los a realizarem a ação desejada.

Para que eles sejam efetivos, é preciso conhecer a jornada de compra dos consumidores, que está cada vez mais baseada em extensas pesquisas sobre o que se deseja adquirir. Nela, as escolhas de um consumidor se ampliam e se estreitam conforme as buscas avançam e, no meio desse processo, os vídeos se tornam essenciais para que o consumidor consiga visualizar os benefícios que vai ter com a aquisição de determinado produto, se ele vai realmente suprir suas necessidades, e como foi a experiência de outros consumidores - informações que o auxiliam a tomar a decisão de compra.

Uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Greenberg Research sobre a jornada de compra de estudantes que estão buscando uma instituição de ensino para se matricular traz alguns insights sobre isso.

A pesquisa descobriu que alunos em potencial que registram pedidos de informação fazem 1,5x mais pesquisas digitais do que aqueles que ainda não preencheram um formulário. E os vídeos são essenciais no processo de compra, mais de 80% dos alunos em potencial que planejam cursar uma universidade a distância disseram que assistir aos vídeos online influenciou na decisão de realizar a matrícula. Isso ocorre, pois através deles o aluno consegue compreender melhor a experiência que a universidade vai oferecer para ele.

A partir da pesquisa o Google também inferiu que um vídeo explicando as vantagens da universidade estimulava os consumidores a realizarem pedidos de informação. Já um vídeo com alunos formados e bem-sucedidos estimulava as matrículas.

Além disso, foi constado que após assistir vídeos sobre cursos específicos ou falando sobre a universidade, os alunos em potencial tinham mais probabilidade de ter emoções positivas, como confiança, empolgação e entusiasmo – as mesmas emoções que sentiam ao se matricularem.

Com sua alta capacidade de reter a atenção de consumidores, a possibilidade de criação de um conteúdo didático e sua capacidade de despertar emoções, os vídeos são um formato importante para as estratégias de Inbound Marketing. Como mostrado pela pesquisa do Google, é preciso que eles sejam pensados para os diferentes momentos da jornada de compra, auxiliando os consumidores na tomada de decisão.

Se você precisa de ajuda para desenvolver sua estratégia de Inbound Marketing, a Interativa Conteúdos pode te ajudar! Clique aqui e solicite o contato da nossa equipe.

*Com informações de Think With Google.