Blog

Google I/O 2018: conheça as 6 principais novidades

Google I/O 2018: conheça as 6 principais novidades

Anualmente, o principal buscador do mundo realiza um evento para apresentar suas novidades para os desenvolvedores e usuários, o Google I/O. Este ano, a conferência, que reúne milhares de pessoas na cidade de Mountain View na Califórnia (EUA), teve como foco as tecnologias que envolvem a inteligência artificial (AI) e a realidade aumentada.

Preparei uma lista com as principais novidades apresentadas, confira!

Google Duplex
Uma das mais impressionantes tecnologias apresentadas foi o Google Duplex. Trata-se de um sistema de AI que é capaz de marcar horários em restaurantes e salões de beleza, por exemplo, através de ligações com humanos. A conversa fica com um tom tão natural que as pessoas que atendem não percebem que estão falando com um ‘computador’. O novo produto ainda não tem data para chegar ao mercado.


Google Assistant
A assistente virtual vai ganhar uma funcionalidade mais pedagógica, o Pretty Please. Com as crianças crescendo em um mundo com cada vez mais tecnologia e AI será preciso que esses sistemas também ajudem a educá-las. Agora, quando perguntas forem feitas a assistente com um "por favor", ela vai responder com frases como "obrigada por perguntar tão educadamente”.

Outras novidades visam a naturalidade da fala. Foram incluídas mais seis vozes ao programa e ele vai passar a aceitar múltiplas ações com apenas um comando – não será mais preciso recomeçar toda frase com “Ok Google”.

Google Lens
Outra novidade incrível são as modificações no Google Lens - que devem estar disponíveis para diversos aparelhos em breve. Com o Style Match será possível apontar a câmera para uma peça de roupa, decoração ou livro e ter informações sobre a marca, outras peças com estilos similares e as avaliações que as pessoas fizeram dos produtos.

O aplicativo também vai contar com o Smart Text Selection, um recurso que permite copiar textos da vida real para o celular. Para isso você só vai precisar apontar a sua câmera para o texto, tocar na tela e copiar. Além disso, é possível traduzir as informações para outra língua rapidamente.

Google Lens


Gmail
A nova atualização do Gmail vai contar com um serviço de autopreenchimento, o Smart Compose. Ele utiliza machine learning para sugerir frases dentro do contexto da conversa, fornecendo palavras e frases prontas para facilitar as respostas.

Demonstração do recurso de autopreenchimento do Gmail.
Android P
A próxima versão do sistema operacional Android deve ajudar a controlar o uso do celular. Ele já virá com um sistema que diz quantas vezes você desbloqueou o aparelho, quanto tempo passou em cada aplicativo, entre outros recursos. A ideia é dar ao usuário mais autocontrole em relação ao uso da tecnologia.


Google Maps
A nova versão do aplicativo foca na interação e pessoalidade. Com o uso de realidade aumentada, vai ser possível utilizar a câmera do aparelho com os dados do Street View. Assim, será possível utilizar o Maps com a visão da câmera e flechas vão aparecer na imagem indicando o caminho a seguir.
Durante o percurso, o aplicativo mostrará os estabelecimentos próximos e a probabilidade de você gostar deles baseado em suas avaliações.

Google Maps com realidade aumentada

Incrível, não é? O que achou das novidades? Conte nos comentários!

A Interativa Conteúdos tem as soluções perfeitas em Marketing Digital para o seu negócio. Entre em contato deixando um comentário ou clicando aqui.