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Como Mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital?

Como Mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital?


Falar em Marketing Digital também significa falar também em mensuração e otimização, pois é a única forma de ver se o seu trabalho está dando resultados e se estes são positivos ou não. A análise é importante para ver onde é preciso mudar e melhorar. Sem a análise e a otimização, o seu trabalho pode estar sendo feito errado gerando perda de tempo e mão de obra.

O que acontece neste momento é que muitas empresas ficam presas às métricas da vaidade, ou seja, medem o resultado de campanhas apenas em número de pageviews, aumento de seguidores no Twitter, número de “curtidas” no Facebook, entre outras métricas que não trazem a resposta para uma simples pergunta: Quanto isso contribuiu para as vendas ou como isso pode melhorar a ponto de contribuir? Lembre-se que por trás de toda curtida, de todo compartilhamento, existe o desejo de conquistar o cliente.


Para ficar mais fácil de visualizar, selecionamos alguns canais para que você veja como funciona e o que deve ser analisado e medido em cada um deles.

Quando falamos em Landing Pages, o que devemos medir? Nas Landing Pages é importante medir o número de visitantes, o número de leads, a taxa de conversão de visitantes em leads e a quantidade de compartilhamento nas redes sociais. Desta maneira consegue-se ter uma média de como está evoluindo o seu trabalho e medir os resultados.

E quando chega a hora de analisar os dados do blog, o que devemos medir no blog da empresa? Visualizações por post, visitantes únicos, posicionamento em ferramentas de busca e taxa de conversão por palavra-chave, inbound links, compartilhamentos, fonte de tráfego, além da taxa de cliques (CTR) dos Calls to action.

Campanhas de e-mail: taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de descadastro e spam, taxa de conversão e número de leads gerados, soft hard bounces e reputação do IP.

Agora vamos para as redes sociais, que também devem ser analisadas, como o alcance, quantidade de acessos ao site, taxa de conversão além da quantidade de interações.

A medição dos resultados deve ser feita com frequência, porém é preciso ter um espaço de tempo entre as mudanças para que você consiga ter dados concretos. Não adianta pegar resultado de poucos dias analisados. Lembre-se que o Marketing Digital envolve o período desde a prospecção, relacionamento e finalização de uma venda. Agora é começar a análise, anotar e tabular os dados para que os erros sejam corrigidos!

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