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9 verdades e 1 mentira sobre Marketing Digital

9 verdades e 1 mentira sobre Marketing Digital


Espalhou-se pelo Facebook uma espécie de corrente com um toque de brincadeira, que revela 9 verdades e 1 mentira. Pensamos: por que não usar o formato descontraído para falar de Marketing Digital? Trazemos, então, as 9 verdades e 1 mentira a partir do que vivenciamos no trabalho diário com nossos clientes. Primeiro, leia somente os títulos e aposte em qual é a mentira. Depois, você encontra as respostas no texto.

1- Marketing Digital deve estar integrado ao Marketing Estratégico
É a mais pura verdade. O ideal em qualquer empresa é planejar o digital para atingir os objetivos estratégicos da organização como um todo. Para isso, o primeiro passo é ter um planejamento estruturado. Se você ainda não tem, baixe nosso e-book gratuito Plano de Marketing.

2- Inbound e SEO não geram resultado instantâneo
Tenha um pouco de paciência ao trabalhar com Inbound Marketing e SEO. É verdade que esse tipo de projeto, por ter uma sequência complexa de etapas, começa a mostrar resultados depois de, aproximadamente, 6 meses. Mas, depois que decola, precisa de muito menos investimento para ser mantido.

3- É possível mensurar resultados em tempo real
Com ferramentas de Analytics, você consegue acompanhar a performance de campanhas digitais sem ter que esperar por relatórios. Tendo indicadores e metas estipulados, você consegue inclusive corrigir o rumo de ações no meio do caminho, se os resultados não estiverem dentro do planejado. Caso as métricas ainda não sejam suas aliadas, acesse o nosso e-book Como Mensurar e Otimizar Canais de Marketing Digital.

4- Resultados orgânicos no Facebook raramente são satisfatórios
Estima-se que o alcance orgânico do Facebook – aquilo que a rede entrega sem investimento em mídia – esteja em torno de 2%. Por isso, para que seu conteúdo impacte uma quantidade significativa de pessoas, considere separar uma verba para impulsionamentos. Dê preferência às postagens que direcionam público para o seu site, gerando acessos.

5- Marketing Digital é para empresas de todos os portes
Essa é uma grande verdade. Apesar de muita gente ainda acreditar no mito de que Marketing Digital só serve para grandes empresas, os pequenos negócios têm muito a se beneficiar. Manter uma presença relevante nas redes sociais é a primeira etapa para empresas de menor porte. Confira nosso e-book Marketing Digital – passo a passo para começar agora.

6- Qualidade de seguidores é mais importante que quantidade
Nunca, em hipótese alguma, compre likes para a sua página. Ter uma mídia social lotada de seguidores que não têm engajamento com a sua marca é inútil. Prefira construir um relacionamento direto com pessoas que podem virar verdadeiros embaixadores do seu negócio.

7- Marketing Digital está sempre em transformação
A grande constante do Marketing Digital é essa. O que você sabe hoje pode não se aplicar mais amanhã. Ferramentas e sites estão sempre testando novas funcionalidades e mudando a regra do jogo. A dica é se atualizar o tempo todo para não ficar de fora e perder resultados.

8- Marketing Viral é um aliado
Com o baixo alcance orgânico das marcas nas mídias sociais, um caminho interessante é o Marketing Viral. Quando você planeja um conteúdo que tem potencial para viralizar nas redes, até o custo de aquisição de novos clientes diminui. Sem falar no salto de awareness para a sua empresa. Veja as dicas no nosso e-book gratuito Marketing Viral – da teoria à prática.

9- Planejar para mobile é fundamental
Diziam que mobile era o futuro, mas a verdade é que agora mobile é o nosso presente. Quem ainda não tem um site responsivo já está atrasado. Daqui para frente, só planeje a jornada do seu consumidor com o mobile em mente.

10- E-mail Marketing é coisa do passado
Para fechar a nossa lista, a grande mentira é esta. Quem acredita que o e-mail marketing morreu está muito enganado. A questão é que o trabalho tem que ser bem feito, com uma base qualificada e respeitando frequência e relevância dos materiais que você vai enviar. Para fugir desses erros, leia o nosso e-book Guia Prático do E-mail Marketing.