6 tipos de iscas para geração de Leads
A função principal do Marketing Digital é gerar demanda para os produtos e serviços a sua empresa, isto significa atrair oportunidades de negócio através dos seus canais online.
Para que isso aconteça não basta apenas ter um website. Um erro que muitas empresas cometem é trabalhar somente com um formulário de contato na página, quando existem muitas outras oportunidades para converter seu visitante em Lead e estreitar o relacionamento.
Abaixo mostramos 6 tipos de iscas para você captar leads:
1 - eBooks
Os eBooks são uma das ofertas mais clássicas para geração de Leads e é o tipo de conteúdo rico que se utiliza nos dias de hoje. É um formato que funcionou e continua funcionando muito bem.
A vantagem do eBook é que permite você aprofundar em determinado assunto e explorá-lo em um nível que provavelmente não faria em um post no blog, por exemplo.
Um eBook também é um bom conteúdo a ser feito em co-Marketing com outra empresa, pois dessa forma os esforços são divididos e é possível escrever um conteúdo ainda mais completo e aprofundado, diversificando as ideias e reflexões.
>7 Dicas para extrair o máximo de eBooks como ferramenta de marketing
2 - Webinars
É um formato também bastante difundido para produção de conteúdo. Pelo uso da voz (e ocasionalmente até da imagem), os webinars acabam tendo um toque mais pessoal que aproxima o potencial cliente da empresa.
O interessante é que possui um custo relativamente baixo, uma vez que apenas com um computador e um microfone já é possível realizar uma gravação. Lembrando, é claro, que a produção é levada em consideração para passar uma imagem melhor da empresa, mas mantê-lo simples não o faz perder a eficácia.
Outro ponto importante é que ele pode ser gravado ou ao vivo. No caso de ser ao vivo, existe a vantagem de que, por você assumir um compromisso de realizar esse webinar, terá que estar no dia e horário marcados, o que evita a procrastinação e, caso opte por gravar o webinar, ele continua gerando Leads ao longo do tempo.
3 - Templates
São basicamente modelos prontos para serem usados em diversos contextos, como planilhas, apresentações ou qualquer coisa que facilite determinado trabalho. Os templates funcionam muito bem para atrair Leads de qualidade por conta do seu apelo extremamente prático. Por isso, esse tipo de material precisa ser autoexplicativo ou possuir um conteúdo instrucional.
Já pensou que a sua necessidade pode ser também a do seu cliente? A maioria das empresas constrói uma série de templates para seus próprios processos internos, e esquecem que seus potenciais clientes podem ter as mesmas necessidades.
Ao compartilhar ideias criativas que você usa para melhorar o seu dia-a-dia, você ganha autoridade ajudando outras empresas, e ainda pode gerar muitos Leads.
4 - Quiz
Uma forma relativamente fácil de gerar leads, caso use a ferramenta correta e, dependendo de como for formatado, pode entregar bastante valor ao final.
É importante lembrar que esse tipo de conteúdo costuma ter um alto potencial de viralidade, quando o Quiz instiga o usuário a compartilhar o seu resultado.
5 - Whitepaper
O whitepaper é um formato pouco utilizado. Não é tão aprofundado quanto um eBook e já é o suficiente para as pessoas aceitarem trocar seu contato pelo conteúdo em questão.
Podemos definir os whitepapers como posts mais extensos, o suficiente para que não seja publicado no blog, mas ainda não se enquadram nos eBooks.
Caso sua empresa invista em Google Adwords e hoje só possua ofertas de conversão direta (ex. pedido de orçamento, contato, etc.), criar um whitepaper e direcionar parte do tráfego para lá é provavelmente a ação mais rápida que você pode fazer para aumentar a geração de Leads mantendo o mesmo investimento.
6 - Pesquisas e estudos
Durante muito tempo, nos acostumamos em vê-los em revistas e outros meios, mas sabemos que esse tipo de publicação nem sempre é viável e muitas vezes não explora o potencial que tem esse material.
No contexto do Marketing Digital tudo fica consideravelmente mais fácil, e qualquer empresa consegue fazer uma pesquisa sobre determinado assunto e publicá-la.
Todos estes materiais acima só terão um bom resultado se as Landing Pages forem boas, transmitirem segurança para que o visitante não tenha medo de dar seus dados. Outro detalhe, não basta gerar leads, você precisa criar um relacionamento com o potencial cliente até a compra ser realizada! Marketing e vendas são duas áreas que precisam estar alinhadas, uma sempre complementando a outra.
Existe uma infinidade de outros formatos de conteúdo para geração de Leads. Nossa ideia foi explorar alguns dos que já usamos e nos trouxeram resultados satisfatórios!