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3 motivos para fazer marketing digital para ontem

3 motivos para fazer marketing digital para ontem


Trocar o jeito de fazer marketing do off-line para o digital ainda gera relutância em certas empresas. Afinal, você trabalhou de um modo por anos e isso gerou muitos resultados positivos. Mas, de uns tempos para cá, só se fala em inbound, social media, SEO e tantas outras especialidades. Por que todo mundo está migrando? Confira, abaixo, os três principais benefícios para o seu negócio de utilizar as ferramentas de marketing digital.

1. Mensurar resultados
Quem já anunciou em um jornal sabe como o alcance da publicação é um dado incerto. Tudo que você tem é uma estimativa de por quantas mãos cada exemplar impresso passou. Comparado à precisão dos números de digital, a lógica antiga de pouco serve para auxiliar os gestores de hoje na tomada de decisão. Agora, você conta o sucesso em tempo real, em acessos ao site, conversões, tempo de visualização e tantos outros indicadores. Cabe a você determinar o que é estratégico para o seu negócio e trabalhar para atingir essas metas.

Sabe o que é o melhor? Não é por falta de informação que alguém deixa de se dar bem no meio digital. O que antes era feito na base de pesquisas caras e demoradas, hoje se tem acesso instantâneo e gratuito. Você pode calcular o retorno sobre investimento, o famoso ROI, de cada ação antes de mergulhar de vez. Ou seja, é uma opção segura até para os mais conservadores, já que o planejamento dá uma boa noção dos resultados futuros.

2. Gerar insights
A partir de ferramentas como o Google Analytics, você tem acesso a um universo de informações. É possível conhecer muito mais do comportamento do seu público: onde ele passa mais tempo consumindo conteúdo, quais os pontos em que ele costuma abandonar o seu site e elementos como a localização dessa pessoa.

Tanta informação valiosa disponível fez nascer a expressão “dados são o novo petróleo”. A comparação não é à toa. Assim como o petróleo, é preciso saber muito mais que extrair os dados para fazê-los render. Cruze informações de naturezas distintas para ter insights lucrativos para o seu negócio. Até os campos como a busca, podem dar uma ideia do que o seu público tem procurado e não encontra no seu site.

3. Testar mais
No digital, a questão não é evitar os erros. O lema é errar rápido para acertar o quanto antes. A ferramenta que possibilita uma comparação rápida e fiel é o teste A/B. Disparando aleatoriamente materiais com pequenas mudanças, é possível descobrir o que performa melhor dentro de cada público. A grande mudança é que, antes, toda preferência ficava só na especulação, agora o “achismo” deu lugar aos fatos.

Não importa que o gestor acredite que o botão “clicar” fica melhor em vermelho. Se as pessoas clicaram mais na versão azul, essa é a resposta certa. Com a metodologia de teste A/B, você libera o material em um mesmo espaço de tempo e isola os fatores externos. Ou seja, surge daí um resultado confiável. Pode parecer algo complexo, mas, na rotina das agências digitais, já é algo natural.